Cinco Universidades se credenciam no Passaporte Universitário

às

Pelo menos cinco universidades apresentaram documentação e estão credenciadas no Programa Passaporte Universitário. O convênio oferecerá aos moradores de Maricá concessão de bolsas de estudos em cursos de graduação e pós-graduação, à nível de especialização, mestrado e doutorado, aos moradores do município.

De acordo com a publicação no Diário Oficial do município, as instituições credenciadas foram: Fundação Educacional Severino Sombra, a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, a Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e Campanha Nacional de Escolas de Comunidade (Cenec).

O que é o Passaporte Universitário?

Foi sancionada no final de dezembro a lei que cria o Programa Passaporte Universitário, que visa “fomentar o desenvolvimento sócio educacional do município, combatendo as desigualdades sociais, contribuindo para a formação dos sujeitos, em todos os aspectos e na geração de emprego e renda”. A legislação determina que serão pagas bolsas de estudo e a criação de um polo universitário na cidade.

No primeiro ano serão 2100 bolsas (1000 bolsas “Universitária Social”, que garante também auxílio mensal de R$500; 1000 bolsas “Universitária de Excelência” e 100 bolsas de Pós-Graduação). A lei prevê, que nos próximos anos, sejam mais de 5000 bolsas concomitantes ativas.

Existem critérios para que os alunos se inscrevam. No caso da “Universitária Social”, que atende quem já está matriculado e cursando, o aluno precisa ter renda familiar de até quatro salários mínimos (bolsa total) ou entre 04 e 06 salários (até 80% das mensalidades custeadas); ser usuário de vale transporte ou passe livre (Bilhete Único Universitário); ter isenção da taxa de matrícula concedida pela faculdade e seleção dos candidatos por meio de concurso de seleção. Os bolsistas dessa modalidade precisarão prestar de serviços em instituições públicas ou em ações sociais em regime de estágio. Nesses casos, os bolsistas matriculados em curso de período integral a bolsa-auxílio no valor de R$500,00 mensais.

Já quem for entrar na faculdade, precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e estar de acordo com os critérios dos alunos da Bolsa Universitária Social. Ele precisa morar, também, em Maricá por, no mínimo, 05 anos ininterruptos.

 

Fonte e foto: Portal Errejota

 

Veja também

Cheia dos reservatórios evitará acréscimos na conta de luz
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias