O método da equoterapia é utilizado com a abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, através de um cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e com necessidades especiais.
Atualmente o Centro de Equoterapia conta com o atendimento de 2 fisioterapeutas, 1 psicóloga, 1 equitador e 2 auxiliares guias. Para participar do projeto é preciso do encaminhamento médico, liberando o paciente das questões clínicas para o tratamento em equoterapia. Em seguida, o responsável deve se inscrever, através da equipe no Parque de Exposições, e aguardar na fila de espera para uma vaga, que ao estar disponível, a equipe do Centro de Equoterapia entrará em contato para avaliação.
O Centro de Equoterapia funciona no município desde 2007 de forma totalmente gratuita. O projeto é um importante recurso terapêutico e pode proporcionar diversos benefícios posturais graças às ações do passo do cavalo no organismo do paciente. São inúmeros casos de resultados positivos e de sucesso na recuperação de pacientes”, destaca a Fisioterapeuta Letícia Sales, especialista em Equoterapia, atuando na área a 14 anos em Rio Bonito.
A Prefeitura Municipal de Rio Bonito realiza a ação, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e Agricultura, no Parque de Exposições de Rio Bonito, na Rodovia Via Lagos, Km. 9, Prainha. Os atendimentos acontecem toda terça e quinta-feira, de 8 às 16 horas.
O Prefeito Leandro Peixe destaca que tem o objetivo de expandir a atividade para abranger maior número de pacientes e acesso aos munícipes.
“Nós temos muito o que explorar em Rio Bonito e a equoterapia é uma das atividades que desejo ver o crescimento com o apoio das secretarias envolvidas. Me alegro ao ver essas crianças viverem essa experiência e conseguirem melhorar cada vez mais sua saúde com esse trabalho fantástico,” finalizou o prefeito.
Texto: Silas Madeira – Secretaria de Comunicação Social de Rio Bonito