Feira Agro de Rio Bonito comemora 2 anos incentivando a agricultura familiar

às
Screenshot_9

A Feira Agro de Rio Bonito comemorou dois anos na última quarta-feira (12), com um grande café da manhã na Praça Fonseca Portela para feirantes e clientes. A feira reúne todas as quartas-feiras, 25 produtores rurais da cidade que vendem itens como, laranja, banana, verduras, papa de milho, beiju, entre outros. O objetivo da iniciativa, segundo a Prefeitura, é incentivar os produtores da agricultura familiar, e para isso, vem fazendo parcerias com o governo do Estado e recebendo a ajuda de órgãos ligados a Secretaria Estadual de Agricultura, como Emater-Rio e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro).

Com mais de 200 agricultores cadastrados na cidade, a feira faz sucesso não só entre os clientes, mas também entre os agricultores. Um exemplo é a produtora rural Maria Aparecida Santiago, proprietária do Beiju da Cida. Segundo ela, a feira foi uma oportunidade de crescimento profissional e financeiro.

“Eu fabricava beiju em casa e depois levava para venderem por um preço bem baixo, aí o secretário (de Agricultura, Teilor Cerqueira) chegou na minha casa com essa proposta de vir para a feira. No início eu temi um pouquinho de ter que lidar com o público porque sou meio envergonhada, mas depois eu aceitei. Essa feira foi muito importante pra mim porque com ela eu comecei a expandir meus produtos e a crescer financeiramente, tem sido maravilhoso”.

A aposentada Angela Senra, cliente da feira, também não dispensa os produtos vendidos pelos agricultores. Ela destaca a localização da feira.

“Achei muito interessante (a feira ser localizada na Praça Central) porque dá oportunidade ao pessoal do interior expor sua mercadoria e ainda facilita o acesso do povo para fazer suas compras na área central da cidade. Quando venho a feira, procuro mais verduras, pois são mais frescas, mas tudo aqui é de boa qualidade”, elogia Angela.

Para o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, o objetivo da feira foi alcançado, mas os investimentos continuam.

“O objetivo foi alcançado, mas a gente não para por aí, temos bastante ações em desenvolvimento para colocar a agricultura do município em evidência. Esse é o objetivo de trazer a Feira Agro para a praça principal da cidade, colocar em evidencia, colocar na vitrine, dando oportunidade para que os produtores que vem lá do interior, vendam seus produtos aqui direto da roça para nossa mesa, sem atravessadores. Isso estimula que eles produzam e vendam cada vez mais e aumente a lucratividade. Dessa forma, a nossa agricultura desenvolve e ao mesmo tempo coloca alimento saudável na mesa do povo”.

 

Parceria

Presente no café da manhã de comemoração, representando o secretário Estadual de Agricultura, Flávio Campos, o Dr. Flávio, o diretor de administração da Pesagro, Erik Pereira, falou sobre o trabalho da empresa para minimizar os erros que os agricultores têm em campo.

“Esses dois anos de feira representam o efetivo resultado do trabalho que foi iniciado na pesquisa no campo, no desenvolvimento de técnicas possibilitando ao produtor ter uma efetividade na sua produção aumentando a rentabilidade e reduzindo as perdas”.

O prefeito Leandro Peixe destacou a importância da parceria com o Estado, principalmente em municípios como Rio Bonito, que não tem recursos suficientes para custear as necessidades da população. “A agricultura é uma das principais vocações de Rio Bonito, por isso buscamos sempre investimentos para fomentar a economia local. E a parceria com o governo do Estado do Rio é fundamental para esse desenvolvimento”, afirma o prefeito Leandro Peixe.

A feira acontece todas as quartas-feiras, na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, a partir das 7h.

 

 

Lívia Louzada

Fotos: Lívia Louzada e Ronald Muniz

Veja também

O SBT anunciou, nesta quinta-feira (2), que Christina Rocha deixou a emissora após 43 anos. A apresentadora
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias