Festa de aniversário de 183 anos de Silva Jardim atrai milhares de pessoas da região

às
image00007
Foto: Valeriote

Milhares de pessoas prestigiaram os cinco dias da festa de aniversário de 183 anos de Silva Jardim, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de maio, ao lado do Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça, no bairro Fazenda Brasil. A festa começou com o ‘Consagra Silva Jardim’ no dia 8, evento dedicado à música gospel, e terminou com o show do cantor Belo. Mas o ponto alto da festa foi a apresentação do músico João Gomes, que segundo a estimativa da Prefeitura, atraiu cerca de 30 mil pessoas.

Festa de aniversário de Silva Jardim – Foto: Valeriote

O Consagra Silva Jardim aconteceu somente no dia 8 e teve como atrações principais os cantores Eli Soares e Valesca Mayssa. No dia seguinte o sambista Mumuzinho foi a atração, seguido de Felipe Araújo no dia 10, João Gomes no dia 11 e Belo no dia 12.

Foto: Valeriote
Festa de aniversário de Silva Jardim. O evento aconteceu entre os dias 8 e 12 de maio, no bairro Fazenda Brasil.
Foto: Igor Gaspar

O cantor de piseiro pernambucano que está fazendo sucesso em todo país se apresentou no dia 11 e atraiu pessoas de todas as partes da região, causando até engarrafamento na entrada da cidade. João Gomes deu uma entrevista exclusiva à reportagem da Folha antes de se apresentar em Silva Jardim e disse que ficou impressionado com a quantidade de gente que estava chegando na cidade para ver sua apresentação.

“Estou tendo um feedback muito bom de músicas que eu tenho que cantar hoje aí, querendo ou não é o público que ajuda a gente com o repertório. Peguei um engarrafamento de quase dois quilômetros, a galera se juntou de verdade para vir ao show, então só tenho a agradecer a Deus e que a gente possa fazer um grande show”, disse o cantor.

A julgar pela reação do público, João Gomes deu um verdadeiro show em cima do palco, fazendo o povo cantar todas as músicas como se formassem um grande coral. A comerciante Delia Jeanett Salomé, falou da sua alegria de ver Silva Jardim lotada para a festa. “Essa foi a melhor noite, fiquei em êxtase em ver a minha cidade lotada de pessoas de todos os lugares, isso é gratificante porque a gente só vê isso em outras cidades. Eu amo Silva Jardim”.

A prefeita Maira Figueiredo também falou de sua alegria de ver o povo aproveitando a festa. “Estou muito feliz em ver o povo feliz. A gente está vendo muita gente de fora e também o povo de Silva Jardim aproveitando, curtindo muito. Sabemos que isso é importantíssimo para o fomento da economia da nossa cidade. Com certeza superou nossas expectativas”, disse ela.

De acordo com a secretária de Cultura do município, Luanna Andrade, a festa também pode ser traduzida em números que demonstram o crescimento para a economia local. “Quando você vai construir um hotel, é preciso esperar ele ficar pronto, esperar chegar os hospedes, mas festa não, as pessoas vêm, gastam, deixam o dinheiro ali. É hotel cheio, posto de combustíveis cheios e todas as lojas cheias. A gente empregou diretamente uma média de 300 pessoas nesse evento, então a festa foi muito importante para a economia do município”.

Ainda segundo Luanna, por causa dos cinco dias de evento, alguns comércios estenderam o horário de funcionamento, como barbearias e hortifrutis, que funcionaram 24h. Já as lojas, passaram a fechar às 21h ao invés das 19h.

O sucesso da festa também passou pela infraestrutura e produção do evento, que teve como responsável a UAU Estruturas. Em uma semana a empresa montou uma grande estrutura, um palco de 10m de altura, 30m de extensão de frente e 14m de fundo. Além disso, eles também montaram os 120m² de estrutura do posto médico que havia na festa, os 200m² de camarins e ainda as barracas dos comerciantes cadastrados pela Prefeitura. As grades disciplinadoras, indispensáveis em eventos como este, também foram usadas, quase 400m. As pessoas com deficiência também foram lembradas. Próximo ao palco havia uma área PcD para que eles assistissem a todos os shows em segurança.

Desfile cívico escolar

Assim como outros municípios da região, Silva Jardim também manteve a tradição de realizar o desfile cívico escolar em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. Participaram cerca de cinco mil estudantes das 19 escolas municipais, três particulares, duas estaduais e ainda os alunos da clínica-escola do autista.

A tradição do desfile parece ser aprovada pela população. A comerciante Ana Cláudia Gomes, que levou seus dois filhos para desfilarem, disse que a realização “é importante para interação com outras crianças e também para saberem o significado do desfile”.

Já o aposentado Germano Oliveira, que foi ver o neto Adriel, de 9 anos desfilar, disse que a manutenção da tradição é importante para as gerações. “Esse é um incentivo para a geração vindoura e para a atual também. O município que não tem um desfile, não tem uma novidade, não tem criatividade”.

O secretário de Governo de Silva Jardim, Jaime Figueiredo, citou os investimentos que a administração municipal fez no setor da educação nos últimos anos. “Investimos na cultura educacional, evoluímos na entrega dos uniformes, dos kits escolares, fizemos a manutenção e a climatização dos prédios das escolas, e a gente vê o retorno disso na felicidade do olhar de cada pai quando acompanha o desfile do seu filho. Eles veem as crianças representando seus colégios e tendo sua dignidade e autoestima mantidas”, disse Jaime.

O investimento na educação e o patriotismo foram os pontos destacados pela prefeita. “Estou muito feliz pois acabamos de participar desse desfile lindo em que ensinamos as crianças a importância do patriotismo e da educação. Hoje nosso governo tem investido muito na educação, e isso tem feito muita diferença”.

Por Lívia Louzada

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias