Prefeitura de Tanguá aumenta oferta de atendimentos oftalmológicos

às
WhatsApp Image 2024-05-20 at 12.01.38
Foto: Divulgação

Depois de inaugurar o novo Centro de Oftalmologia e eliminar a fila de espera, a Prefeitura de Tanguá comemora os números de atendimentos oftalmológicos realizados na cidade, sem a necessidade do morador ser deslocado para outros municípios, como Niterói e Rio de Janeiro. Desde que esses procedimentos chegaram na cidade, são realizados, em média, 380 exames mensais. Somente os exames ambulatoriais, saíram de 20 para 80 por semana, fruto do aumento da oferta de atendimento.

Além disso, leia mais notícias de Tanguá.

Os números são festejados pela Secretaria de Saúde, já que antes, eram realizadas, em média, 100 consultas mensais, e agora, esse número aumentou para 250. Atualmente, exames como campo visual computadorizado, retinografia, paquimetria, microscopia especular de córnea, mapeamento de retina, ultrassonografia ocular, topografia de córnea e muitos outros, são disponibilizados.

Atendimentos oftalmológicos em Tanguá. Somente os exames ambulatoriais, saíram de 20 para 80 por semana, fruto do aumento da oferta.
Atendimentos oftalmológicos em Tanguá – Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de Tanguá, Rodrigo Lopes, explica que antes era oferecido aos tanguaenses apenas as consultas ambulatoriais, mas com o aumento da oferta de atendimento à população, os profissionais foram pedindo mais exames para detecção de doenças, o que levou o município a também avançar na oferta de exames especializados, e assim foi criado o Centro Oftalmológico.

O oftalmologista Gustavo Aguiar, explica quem são os pacientes atendidos no local. “O Centro de Oftalmologia foi montado no intuito de atender desde os pacientes mais jovens, a parte infantil, até os adultos jovens e idosos. A gente faz a parte ambulatorial e de exames complementares, desde exames mais simples até os mais complexos. Geralmente são encaminhados através de uma triagem nos postos de saúde”.

Segundo o também oftalmologista Bruno Jogaib, um dos responsáveis pelo serviço, “hoje em dia, a gente tem todo equipamento necessário para o pré-operatório completo de catarata, glaucoma, retina, avaliação de pacientes diabéticos, o paciente glaucomatoso e a criança recém-nascida. Hoje a gente tem todo o aparato de equipamentos tecnológicos para poder fazer o diagnóstico complementar para elucidar o problema”, disse o médico.

O secretário Rodrigo se disse orgulhoso da evolução do atendimento na área médica. “Estou orgulhoso como secretário de Saúde, de proporcionar esse avanço na qualidade de vida da população. Com novos serviços, garantimos autonomia e celeridade nos cuidados. Estamos realizando 99% dos exames oftalmológicos, todos nunca antes realizados, em nosso município. Agradeço ao prefeito Rodrigo Medeiros por confiar no trabalho da Secretaria de Saúde. Essa é uma visão do prefeito, que a gente proporcione uma gama significativa de exames para a população”, disse Lopes.

O secretário ainda orienta a população a procurar o posto de saúde do seu bairro ou a central de regulação para realizar os exames, como fez o paciente Jorge José de Souza. Ele conta que antes de ser atendido, mal conseguia enxergar as letras no celular.

“Resolveu meu problema. Procurei o Rodrigo, o doutor Gustavo passou os exames e eu fiz. Deu rinopatia diabética e precisava fazer umas aplicações, mas rapidamente ele conseguiu. Eu não conseguia enxergar nem mensagem no celular, hoje, graças a Deus eu estou super bem”, relata o paciente.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Velocidade, adrenalina e diversão em família. Foi realizada, neste fim de semana, a segunda edição do Encontro Off Road em Itaboraí
às
Rio Bonito sediou nos últimos dias 14, 15 e 16 a Taça Brasil de 2024, competição internacional de ciclismo que reuniu 130 atletas
às
Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Prefeitura de Tanguá aumenta oferta de atendimentos oftalmológicos e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias