Instituições de Niterói promovem mesa de debate sobre o futuro da reabilitação no país

Os desafios para a democratização da saúde no Brasil atual serão o eixo principal do IX Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação, que acontece no dia 23 de nov
às
niteroi
Foto: Divulgação

Os desafios para a democratização da saúde no Brasil atual serão o eixo principal do IX Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação, que acontece no dia 23 de novembro, no auditório da Pestalozzi de Niterói. Os colóquios, que são realizados anualmente pelas instituições credenciadas pelo Ministério da Saúde como CER (Centro Especializado em Reabilitação), sediadas em Niterói, são um compromisso assumido desde a criação do programa pelo Governo Federal.

Em Niterói, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos(AFAC) e a Pestalozzi de Niterói integram a rede CER no município e são as organizadoras do Colóquio, que conta com o apoio da Associação das Instituições do Terceiro Setor (Assist-Niterói). As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.coloquiocerniteroi.com

“Esse tipo de encontro não se trata de uma obrigação formal exigida pelo poder público, mas um compromisso que as instituições niteroienses firmaram entre si, desde quando o programa foi instituído. Fazemos uma espécie de balanço do trabalho desenvolvido até aqui e procuramos apontar as perspectivas do cuidado com a pessoa com deficiência para os próximos anos”, destaca Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi, que é a anfitriã do encontro de 2023.

Entre os convidados estão especialistas da área da pessoa com deficiência do município, do governo federal e de instituições acadêmicas como a Universidade Federal Fluminense e a Fiocruz. Também está prevista a participação de autoridades das secretarias de saúde do Estado e de Niterói.

Serão três mesas de debates que vão girar em torno dos seguintes temas: Viver Sem Limites 2: Novas Perspectivas; Sustentabilidade e Custeio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; e  a última sobre Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.

O Colóquio está previsto para começar às 9 horas, com encerramento às 17 horas. As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes e profissionais da área da saúde, reabilitação e serviço social e dirigentes de instituições do terceiro setor. 

Veja também

Crime ocorreu enquanto a vítima viajava junto com o marido dela pelo continente asiático, segundo a embaixada do Brasil em Nova Déli.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias