Secretaria das Mulheres ganha nova sede no Centro

a inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres,nesta segunda-feira (17/06)
às
sede
Fotos: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá realizou nesta segunda-feira (17/06) a inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, nº 111, no Centro. Com funcionamento de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, o espaço conta com seis salas, sendo uma delas para o gerenciamento da Casa da Mulher, do aplicativo “Ela protegida” e a elaboração dos novos projetos voltados para o público feminino.

A sede conta ainda com setores de assessoria jurídica, comunicação, chefia de gabinete, coordenação geral, além de espaço para o Conselho Municipal da Mulher, onde debates poderão ser realizados. O objetivo é atender todas as mulheres que moram no município. Vale ressaltar que na Casa da Mulher os atendimentos operacionais, com psicólogos, assistência social, oráculo terapia, aulas de dança e empoderamento feminino continuarão disponíveis para todas as assistidas.

O secretário de Governo, Gabriel Guimarães, participou da solenidade e fez uma reflexão sobre o protagonismo da luta das mulheres.

“O governo vem se construindo há algum tempo e a gente reconhece que não adianta, por mais horizontal que seja, um monte de homem falar sobre o que se passa na vida das mulheres. Por isso, esse espaço é tão importante, para que as mulheres possam ter poder de decisão dentro do governo. Nós temos o privilégio de ter à frente desse processo mulheres com história de luta e militância, que sabem usar o espaço institucional para potencializar esse protagonismo e quebrar barreiras”, destacou.

A secretária Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, lembrou emocionada o discurso que fez há exatamente um ano, em 16/06/2023, quando tomou posse do cargo de secretária, e destacou a importância da criação da Secretaria.

“Sei o quanto essas políticas são importantes para as nossas mulheres maricaenses. Ainda enfrentamos várias situações de violência, feminicídio, violências sexuais, a criminalização de meninas e mulheres na questão do aborto, que é um tema difícil e muito complexo, mas o mais hediondo de tudo é sabermos que 70% dos casos de estupros acontecem contra meninas com 14 anos ou menos. A gente precisa muito debater e combater essa situação. A Secretaria das Mulheres tem esse papel fundamental de lutar pelos direitos das mulheres e de garantir que não haja nenhum retrocesso nesses direitos conquistados com muita luta”, declarou Luciana Piredda.

A subsecretária de Comunicação, Amanda Pereira, falou sobre a honra de estar ao lado de mulheres tão gigantes, com uma missão tão importante na prefeitura.

“Eu estive ao lado da Piredda em várias campanhas, levantando a bandeira e a pauta do enfrentamento à violência feminina, um tema tão potente que infelizmente faz parte do nosso dia a dia. Então, estar aqui ao lado de vocês é dizer que a gente não vai soltar a mão uma das outras, a gente vai seguir nesse caminho cada vez com mais força e cada vez que o retrocesso mostrar a sua cara. A gente vai mostrar a que veio juntas. Eu desejo muito sucesso nessa caminhada, nessa jornada”, parabenizou Amanda.

A primeira dama de Maricá, Rosana Horta, e a superintendente de Políticas para as Mulheres de Cabo Frio, Patrícia Cartinot, também prestigiaram o evento.  

“Estar aqui hoje é uma grande emoção, porque eu acompanho o trabalho da Secretaria há muito tempo, conheço a Luciana há muitos anos e sei que ela tem um coração grande, zeloso, de mãe que cuida, que pega no colo e olha nos olhos. E isso me encanta nela, porque ela deixa a dor dela de lado para cuidar do outro. Ela faz muito por esse lugar, onde as pessoas entram sofridas. Então oremos por ela e pela vida de sua equipe”, pediu Rosana.

“Eu acompanho vocês pelas redes sociais, principalmente, o trabalho de combate e enfrentamento à violência doméstica que é realizado aqui, e que é muito importante. Então, é uma honra poder estar aqui prestigiando vocês, porque Maricá está fazendo a diferença nessa gestão, está sendo um divisor de águas. Meus parabéns”, disse Patrícia Cartinot.

veja também: Hotel Maricá, Voa Maricá e app ElaProtegida ganham destaque no encerramento da Feira das Profissões e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias