Prefeitura de Itaboraí inicia ação que levará vacinação para todas as escolas municipais até dezembro

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de saúde
às
vacina escola
Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou nesta terça-feira (18/06), na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, o ‘Dia de Vacinação na Escola’. Em um trabalho conjunto, desenvolvido pelo Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio, Departamento de Estratégia de Saúde da Família e Programa Saúde na Escola (PSE), a ação acontecerá até o mês de dezembro de 2024. Vale destacar que a iniciativa leva a vacinação a todas as escolas municipais, para alunos menores de 15 anos de idade e todas as vacinas da grade do Calendário Nacional de Imunizações estarão disponíveis.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a importância de promover ações como essa, para os alunos da rede municipal de ensino.

“Hoje estamos realizando o Dia de Vacinação na Escola e é de extrema importância ampliar os cuidados com a saúde das nossas crianças, para além das unidades locais. Estamos trabalhando para oferecer uma saúde digna e de qualidade para todos. Ter esse incentivo dentro da escola é fundamental para que no futuro essas crianças se tornem adultos conscientes. Continuaremos nos dedicando ao máximo para conseguir tornar a saúde de Itaboraí ainda mais acessível para o povo”, destacou Hédio Mataruna.

O esquema de vacinação nas escolas conta com os seguintes imunizantes: Pentavalente, poliomielite inativada (VIP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, Hepatite A, poliomielite oral (VOP), Meningocócica ACWY, HPV Quadrivalente, Covid-19 XBB, Influenza, DT, Hepatite B, DTPA.

A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio, Katiuscia Lessa, explicou o objetivo da ação.

“As vacinas são enviadas para a escola de acordo com a faixa etária dos alunos de cada unidade. Isso é importante, porque a gente está conseguindo cobrir uma parcela que não procura o posto de saúde, pois os pais podem estar trabalhando durante a semana e não conseguem levar, então na escola eles terão mais acesso. Estamos trabalhando com o objetivo de aumentar a nossa cobertura vacinal e cobrir as nossas crianças”, finalizou Katiuscia.

A ação é direcionada para crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino, que precisam apresentar autorização assinada pelos pais, para que a vacinação seja realizada. Em posse da caderneta de vacinação, as crianças e adolescentes recebem as doses necessárias para atualizar o cronograma vacinal, além de levarem para casa uma nova Caderneta de Saúde do Adolescente, contendo diversas informações relevantes para essa fase da vida.

É importante informar que em cada unidade escolar haverá pelo menos um representante da unidade de saúde que cobre a região onde fica localizada, a fim de reforçar a segurança dessas crianças e adolescentes.

A diretora-geral da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, Elisabete Silva, destacou a gratidão por ser a primeira escola do cronograma a receber a ação.

“Agradecemos por sermos os pioneiros nessa campanha. Valorizar a saúde dentro do nosso município é muito importante, além da conscientização dos responsáveis de como a vacinação é importante e essa parceria entre saúde e escola é fundamental para que esse processo ocorra com sucesso e a gente possa ter um Brasil cheio de saúde”, disse a diretora.

Após receberem as doses necessárias, os alunos ganharam um certificado de coragem, com o objetivo de incentivar a vacinação e valorizar a bravura de cada um, como a Anna Beatriz, de 12 anos, que estava acompanhada da mãe e não teve medo na hora da vacinação. Moradora de Nova Cidade, Monalisa Silva, de 31 anos, falou sobre a importância da vacinação na vida dos cidadãos.

“Essa ação é muito importante para a prevenção da saúde, porque a vacina ajuda em muitas coisas e, principalmente, na prevenção de muitas doenças”, expressou a dona de casa.

Veja também: Praia de Copacabana recebe Fan Zone da Copa América com shows gratuitos e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às
Todos os ocupantes do Bombardier CRJ-200, da Saurya Airlines, eram funcionários da própria companhia aérea. Comandante da aeronave foi resgatado com vida.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias