Tanguá apresenta nova fase do projeto de educação musical

Lançamento será nesta semana, na Sala Ana Maria Gac
às
foto02-divulgação (1)
Foto: SECOM/TANGUÁ

Na próxima quinta-feira, dia 22/02, a Prefeitura de Tanguá apresenta nova fase do projeto de educação musical nas escolas da rede municipal de ensino.

Completando sua terceira etapa, o programa, implementado em 2022, agora retorna com uma estrutura aprimorada, mais instrumentos – totalizando 1.020, todos adquiridos pelo tesouro municipal entre 2022 e 2023 – e um formato de qualificação renovado na área de música para os alunos do Ensino Fundamental I e II. Este programa será oferecido no contraturno escolar e incluirá aulas de instrumentos musicais e canto coral, além de um festival de música, a formação de uma orquestra e capacitação para os professores.

Tanguá apresenta nova fase do projeto de educação musical
Tanguá apresenta nova fase do projeto de educação musical – Foto: Secom/Tanguá

Intitulada “Orquestra que Transforma: Programa de Arte, Coro e Música”, esta nova etapa representa um projeto de iniciação à formação musical, baseado em estudos teóricos e práticos.

Nos últimos dois anos, o projeto de educação musical nas escolas da rede pública tanguaense já beneficiou mais de 4.000 alunos, oferecendo aulas em uma variedade de instrumentos, incluindo cordas, teclado, metais, sopro e percussão, bem como aulas de canto e teoria musical. Agora, através de um convênio firmado entre a prefeitura, a Unirio e o Instituto Realizando o Futuro, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Rosangela Gomes, o projeto será ampliado em três ações distintas: a Orquestra que Transforma, o Canto Coral Livre e o Música em Movimento.

Leia tambémFies Social vai financiar 100% da mensalidade siga nossas Redes Sociais.

As atividades serão realizadas no contraturno escolar, em seis escolas da rede municipal de ensino, identificadas como Polos Escolares. Os profissionais contratados terão formação compatível com os instrumentos e atividades propostas, e toda a infraestrutura e equipamentos necessários serão disponibilizados pelo projeto e pela Secretaria Municipal de Educação. As atividades serão oferecidas gratuitamente, e os alunos da orquestra receberão uma bolsa de ajuda de custo para incentivá-los a participar ativamente do projeto.

O lançamento do projeto Orquestra que Transforma acontecerá na Sala Ana Maria Gac, no Centro da cidade, com a presença confirmada da deputada federal Rosangela Gomes, madrinha desta terceira etapa do programa, além do prefeito Rodrigo Medeiros, seus secretários, vereadores, pais, alunos e amigos. Ao todo, 42 profissionais estarão diretamente envolvidos no projeto, com mais 20 indiretamente, para atender aos mais de 4.500 alunos esperados ao longo do ano letivo, distribuídos pela cidade em sete polos.

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias