Prefeitura de Tanguá inaugura novo posto de saúde em Vila Cortes

às
image00005

Tanguá inaugura posto de saúde. Na tarde desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Tanguá inaugurou mais um posto de saúde no bairro Vila Cortes no último dia 8. A Unidade Básica de Saúde Natália de Souza Ribeiro – Vila Cortes II, deve atender a um público estimado de mais de três mil pacientes. Com a inauguração, o deslocamento dos pacientes atendidos pela equipe de saúde Vila Cortes II, ficou menor. O único serviço que vai permanecer na unidade de Vila Cortes I é o de odontologia

Além disso, leia também outras notícias sobre Tanguá.

O prefeito Rodrigo Medeiros explicou que o bairro de Vila Cortes é o mais populoso da cidade e, por isso, tem duas equipes de atenção básica, Vila Cortes I e Vila Cortes II. Mas com apenas um posto de saúde e a ampliação dos atendimentos, a unidade não comportava mais fisicamente as duas equipes. “A gente tem um equipamento que funciona na Rua Prefeito João Batista Caffaro, mas haviam duas equipes em um bairro que é o mais populoso da cidade, a Vila Cortes”.

Tanguá inaugura posto de saúde. A Unidade Básica de Saúde Vila Cortes II, foi inaugurada com a presença da comunidade nesta sexta-feira (8).
Tanguá inaugura posto de saúde – Foto: Lívia Louzada

O prefeito disse ainda que entre ele e o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, há um alinhamento de ideias para a administração da pasta em Tanguá. A partir desse trabalho, a cidade começou a avançar e hoje está em um importante ranking.

“O secretário Rodrigo Lopes me acompanha há muito tempo. Ele me ajudou a escrever o programa de saúde (de governo), quando eu ainda estava em campanha. Existe um perfeito alinhamento entre as minhas ideias e as do Rodrigo enquanto gestor. A equipe entendeu isso muito bem e, hoje Tanguá é uma das três cidades da Região Metropolitana do estado, entre as 23, que tem 100% de cobertura em atenção básica. Para meu orgulho, atingimos essa marca, apesar de ser a mais nova entre essas 23 cidades e o menor orçamento”.

Tanguá inaugura posto de saúde – Foto: Lívia Louzada

Ele ainda completou dizendo que “cada família em Tanguá tem um agente de saúde responsável por fazer a sua visita. Parece básico, mas essa não é uma realidade comum em todos os lugares”.

Ainda na atenção básica, outra mudança é a permanência dos médicos nos postos de saúde, segundo o prefeito. “Todas as 13 equipes têm médicos de 8h às 17h. Mas agora a gente inovou. Temos 13 equipes e 14 médicos para poder, mesmo nas férias de um médico, ter um outro reserva para fazer a cobertura e não deixar que o usuário do serviço de saúde fique sem atendimento médico nem um dia sequer”.

O secretário Rodrigo Lopes também revelou importantes avanços na saúde de Tanguá. De acordo com ele, o posto de saúde inaugurado pode ser expandido e o atendimento deve ganhar um reforço com a inclusão da cidade em um programa federal para atividade física. Em frente a unidade recém-inaugurada, existem equipamentos de ginástica, que devem ser aproveitados no projeto.

“Nós reformamos um prédio que estava abandonado (para acomodar o posto de saúde) e aproveitamos os equipamentos (que estão na frente do posto) para poder instituir a modalidade de educação física no município. Há pouco tempo nós nos habilitamos no programa eMulti do governo federal, no qual professores de educação física irão participar e a gente vai proporcionar atividades físicas em todas as unidades básicas de saúde. Também já temos o projeto de expansão para a parte de trás do prédio, com mais três ou quatro salas onde vamos poder comportar ainda melhor e poder trazer os outros serviços”, revelou.

O programa eMulti consiste em equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais. Elas operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Homenagem

O novo posto de saúde ganhou o nome de uma agente de saúde da Prefeitura que faleceu em 2015, Natália de Souza Ribeiro, que foi inaugurado bem no Dia Internacional da Mulher. “Separamos o Dia Internacional da Mulher para fazermos uma homenagem a Natália de Souza Ribeiro, uma brilhante agente de saúde que nós contamos em nossos quadros (de funcionários), mas que hoje não está mais em nossa companhia”, finalizou Rodrigo.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] estão disponíveis para download Novo conselho de Defesa dos Direitos da Mulher em Rio Prefeitura de Tanguá inaugura novo posto de saúde em Vila Inauguração da reforma do posto de saúde do Basílio Lei de licença menstrual para […]

Últimas Notícias