Um fotógrafo e um ceramista promovem atividades culturais em cumprimento a Editais de leis de incentivos à Cultura, no Centro Cultural Capivari (CCC), em Silva Jardim. O fotógrafo, Michell Santos, está com sua exposição “Olhares da Natureza” até o próximo dia 04/04; enquanto o ceramista, Guilherme Braga, do Pórum Ateliê, ministra a Oficina de Cerâmica Artesanal “Do Barro à Arte – Técnicas, História e Criação para Iniciantes”, iniciada no último dia 22/03, com previsão de término no dia 14/06. A primeira faz parte do Edital da Lei Paulo Gustavo de 2024 ao passo que a segunda é da Lei Aldir Blanc, também de 2024.
Além disso, leia também:
Prefeitura de Silva Jardim distribui kits escolares aos alunos
A exposição fotográfica conta com fotos de vários pontos do Município como a lagoa de Juturnaíba, a antiga estação Ferroviária, a Associação Mico-Leão-Dourado, o Parque Municipal Natural da Biquinha, o rio da localidade de Bananeiras e o horto florestal, entre outras. Nas legendas das fotos ele informa um pouco da história dos locais e eventos fotografados.
São 15 peças, sendo que 12 delas estão à venda no próprio local podendo ser adquiridas para entrega após o término da mostra. As fotos foram impressas e estão sendo mostradas pela primeira vez. A abertura da exposição contou com as participações da subsecretária de Cultura, Bianka Alvim Mendes, além de amigos, parentes e admiradores do trabalho do jovem fotógrafo, que já trabalha com a arte há quase dez anos.
Já a oficina de cerâmica reúne 10 alunos, com foco na modelagem manual. Tem como objetivo introduzir os participantes ao fascinante universo da cerâmica, ressaltando sua importância histórica como uma das formas mais antigas de expressão cultural e funcional da humanidade. Segundo Guilherme, a proposta valoriza o alto potencial artístico e comercial da cerâmica, incentivando a criação de peças únicas que harmonizam tradição, criatividade e contemporaneidade.
Com um total de oito aulas com alto ênfase na prática, os participantes terão a oportunidade de conhecer profundamente o processo de confecção das peças em cerâmica. Cada aluno poderá desenvolver suas próprias criações, aprendendo as principais técnicas envolvidas na prática da cerâmica, como pinch pot (“beliscão”), acordelado, placas e barbotina, por exemplo.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Artistas promovem atividades culturais no CCC, em Silva Jardim […]
[…] Artistas promovem atividades culturais no CCC, em Silva Jardim […]