4 coisas que nunca devem ser guardadas em cima da geladeira

fabricantes quanto as especialistas em segurança desses produtos alertam que muita coisa jamais deve ser deixada diretamente sobre a geladeira
às
geladeira
(Foto: Getty Images)/ mega curioso

Seja devido à pressa, ou mesmo pela falta de espaço, colocar objetos em cima da geladeira acaba sendo um hábito muito mais comum do que parece.

No entanto, tanto as fabricantes quanto as especialistas em segurança desses produtos alertam que muita coisa jamais deve ser deixada diretamente sobre a geladeira, o que é importante para preservar a vida útil do produto, mantê-lo em condições adequadas de resfriamento e, claro, para evitar acidentes em casa. E vamos explicar os motivos por trás disso!

1. Micro-ondas

Deixar o micro-ondas diretamente em cima da geladeira parece ser a solução perfeita para otimizar o espaço dentro da cozinha.

Apesar da tentação, colocar um eletroeletrônico de maior dimensão, e que emite calor nesse local, é a receita para o desastre. Isso bloqueia o fluxo de ar da geladeira, o que pode prejudicar o resfriamento dos alimentos, ocasionar problemas no produto, e de quebra, provocar o aumento da conta de luz.

Lembrando que posicionar o micro-ondas diretamente sobre outro produto ainda aumenta o risco de acidentes, já que o recomendado é deixá-lo num armário ou prateleira sob medida, respeitando o devido espaçamento. Ou seja, se realmente for necessário deixá-lo acima da geladeira, mantenha o máximo de espaço possível entre os eletrodomésticos.

2. Panela elétrica, Air Fryer e outros

O mesmo vale para outros eletrônicos, como panelas elétricas, cafeteiras, sanduicheiras, churrasqueiras elétricas e a famosa fritadeira elétrica, conhecida por Air Fryer. Como muitos deles ficam com temperatura mais elevada logo após o uso, definitivamente não é recomendado deixá-los em cima da geladeira — e nem antes, na verdade.

Na dúvida, consulte sempre as orientações das fabricantes, que especificam nos manuais como esses objetos que possuem saída de calor devem estar posicionados, evitando que derretam ou se danifiquem.

3. Alimentos

A geladeira também costuma ser o abrigo dos alimentos que tentamos proteger do acesso imediato por parte das crianças, ou de nós mesmos, quando não resistimos a uma guloseima e preferimos deixá-la “escondida”. Com isso, biscoitos, pães, frutas, e até mesmo chocolates, acabam ficando dispostos em cima do produto.

Mas vale lembrar que, com o fluxo de calor que já mencionamos acima, os alimentos acabam estragando muito mais rapidamente do que se estivessem armazenados num local ideal, fora do alcance da luz e do calor.

Ainda há o risco de danificar a superfície da geladeira com parte dos alimentos que eventualmente podem acabar caindo e se espalhando, sobretudo se estiverem em decomposição. Isso sem falar nos insetos que podem ser atraídos.

4. Remédios

Os remédios merecem uma atenção especial, pois alguns consideram o teto da geladeira como um local de fácil e constante acesso. Além disso, ficam fora do alcance das crianças — ao menos na teoria.

No entanto, os medicamentos possuem uma série de orientações que dizem respeito não somente ao uso, mas também à conservação. Deixá-los sobre a geladeira não é recomendado, já que o local não apresenta as condições necessárias para preservar os compostos a longo prazo, o que compromete a sua eficácia e segurança.

As caixas dos medicamentos, assim como as bulas, também são inflamáveis, e se caírem e bloquearem a ventilação da geladeira, convertem-se num verdadeiro perigo. No final das contas, o melhor é deixar os medicamentos dentro de um armário ou gaveta.

Afinal, o que pode ser deixado em cima da geladeira?

Talvez muitos já saibam a resposta para essa pergunta: o ideal é não deixar absolutamente nada em cima da geladeira. Isso considerando tanto que é importante manter o produto limpo e bem preservado, quanto para manter o processo de resfriamento dos alimentos guardados no seu interior.

Se a geladeira acabar superaquecendo, é considerável o risco de incêndio. Ou seja, em vez de transformar o eletrodoméstico num refúgio para objetos sem destino certo, o melhor é investir em formas de organizá-los em locais mais adequados.

Em cima da geladeira (Fonte: Getty Images)



Fonte: megacurioso.com

Veja também

Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias