A Shopee anunciou, na última terça-feira (8), a ampliação do centro de distribuição e a criação de cerca de dois mil empregos até o final do ano. O anúncio foi feito durante uma reunião com o governador Cláudio Castro. O atual centro fica localizado em Duque de Caxias e a plataforma já emprega mais de 800 pessoas.
Além disso, leia também:
Concurso da Polícia Civil para 414 vagas, é autorizado
Com a expansão, a ideia é que aumentar quatro vezes a capacidade diária de processamento de pacotes e também melhorar os processos de separação e expedição dos produtos, reduzindo os prazos de entrega e garantindo eficiência operacional, como explica o head de Expansão Logística da Shopee, Rafael Flores.
“A ampliação da nossa capacidade logística no Rio de Janeiro reforça nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez mais eficiente para consumidores e vendedores, além de impulsionar a economia da região com a criação de novos postos de trabalho”, afirmou Flores.
O interesse da gigante asiática pelo Estado do Rio não é à toa, a capital fluminense é a segunda cidade do país com o maior número de vendedores registrados, já o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Além da capital, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e São Gonçalo, também se destacam pela alta concentração de lojistas na plataforma. “O Rio de Janeiro tem um ecossistema empreendedor com muito potencial. É o terceiro estado com mais vendedores no marketplace e queremos continuar investindo para oferecer suporte a esses lojistas locais e conectá-los a consumidores de forma eficiente para impulsionar o comércio digital na região”, analisa Flores.
Entre os produtos mais comprados pelos consumidores fluminenses estão jogo de lençol, projetor 4K, fone de ouvido, smartphone e fritadeira elétrica.
Quem ficou animado com o anúncio de investimentos foi o governador Cláudio Castro.
“O Rio de Janeiro tem se mostrado cada vez mais preparado para receber grandes operações logísticas. A ampliação do centro de distribuição da Shopee em Duque de Caxias representa um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense. Reforça o papel fundamental da logística no fortalecimento da economia local, atraindo novos investimentos para a região e ampliando oportunidades de emprego e renda para a população. Além disso, consolida o Rio de Janeiro como um polo cada vez mais competitivo e integrado às grandes cadeias de comércio eletrônico, movimentando o mercado e promovendo inclusão produtiva” – declarou o governador Cláudio Castro.
A Shopee também conta com mais de 20 hubs logísticos e mais de 320 Agências Shopee no Rio de Janeiro, garantindo uma infraestrutura robusta para atender à crescente demanda de pedidos da plataforma.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.