Carreta com tecnologia 3D chega a Itaboraí com simuladores de esportes

às
355649715_651846596977696_421839969135440166_n

Na manhã desta quinta-feira (22), a carreta itinerante do eMuseu do Esporte estacionou na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro de Itaboraí. A iniciativa leva um pouco da plataforma emuseudoesporte.com.br para às cidades, mas mantendo a tecnologia, essa em 3D. Na carreta, todo tipo de público, inclusive pessoas com deficiência, tem a oportunidade de conhecer a história dos esportes no Brasil e ainda sentir o gosto de praticar, pelo menos virtualmente, através dos simuladores de canoagem, de esgrima e ski, por exemplo. O projeto tem diversas atrações dentro e fora do veículo, que está funcionando até o dia 25 de junho de 9h às 16h.

A iniciativa já esteve em cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e agora volta ao Estado do Rio de Janeiro. No veículo, os visitantes podem interagir através de nove atividades diferentes, como simulador de canoagem que gera energia, simulador de esgrima, ski e muitas outras. Há também um sobrevoo para conhecer o complexo esportivo do Maracanã, com direito a um tour virtual pelo Parque Aquático Júlio De Lamare, que apresenta as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. A experiência termina com um salto no trampolim olímpico.

Atletas renomados também estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira, do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes e ainda tirar fotos ao lado dos fãs.

O eMuseu do Esporte tem o patrocínio da Enel e do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo e apoio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), e é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Por causa do patrocínio da Enel, em Itaboraí, lâmpadas incandescentes ou fluorescentes serão trocadas pelas de LED, além do sorteio de 15 geladeiras. Todas as informações sobre o sorteio e as trocas podem ser adquiridas na carreta no horário de funcionamento.

A gestora de relacionamento institucional da Enel, Andréia Câmara, falou sobre o objetivo do patrocínio da Enel à carreta do eMuseu do Esporte. “É com muita felicidade que a gente trouxe o eMuseu aqui para Itaboraí, e com isso a gente espera transformar a vida de muitas pessoas, não só no esporte, mas também na cultura”, disse.

O secretário de Esporte de Itaboraí, Fábio Santos, Convidamos moradores e visitantes para participar desta experiência que desafia o público na prática virtual de esportes, numa plataforma 3D. Teremos também atividades na praça, como aulas de esportes e recreação infantil

Representando o prefeito Marcelo Delaroli, seu pai, José Delaroli, esteve no lançamento da carreta na cidade e agradeceu pelas parcerias que tem proporcionado boas oportunidades aos munícipes. “Sem parcerias não chegaríamos a lugar nenhum, por isso gostaria de agradecer ao governo do estado e aos demais por essa oportunidade”.

Uma das idealizadoras do eMuseu do Esporte, a coordenadora do projeto, Bianca Gama, disse, em entrevista a reportagem da Folha, que a carreta, que já passou por várias cidades, é um sonho realizado e atinge vários públicos.

“É uma preservação da memória nacional do esporte. Dentro da carreta, a gente teve o cuidado de tratar o acervo. Então a gente pegou o acervo que a gente tem e, trouxe de uma forma tecnológica e imersiva. Pra gente, o mais importante é que tudo é inclusivo, temos áudio descrição, temos o Braile, tem o intérprete de Libras, tem legenda nos vídeos, então tudo nosso é pensado para uma acessibilidade”, disse Bianca. Ela ainda completou informando que a carreta também tem a versão on-line através do site.

 

 

Lívia Louzada

Fotos: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias