Projeto social Karatê CDL Rio Bonito tem graduação de 40 alunos

às
WhatsApp Image 2023-12-21 at 16.02.12
Foto: CDL Rio Bonito

Os alunos do projeto social Karatê CDL Rio Bonito participaram de um momento importante no último domingo (17), o exame de faixa. A cerimônia contou com a participação de 40 alunos de várias idades que foram examinados por uma banca de peso, formada por profissionais até do Flamengo. O aluno mais jovem da equipe, Luiz Miguel Pereira, de apenas 4 anos, que recentemente conquistou uma medalha de ouro na modalidade kumite (luta) e uma de bronze no kata, no Campeonato Brasileiro de Karatê disputado no Rio Grande do Sul, em setembro, foi muito elogiado pela banca examinadora.

“Destacamos os alunos da faixa etária de 4 a 7 anos que tiveram um bom nível de foco, concentração e aprovação para alegria de todos que estavam assistindo. Com destaque para o nosso aluno mais novo, Luiz Miguel, pela sua apresentação, que recebeu elogios de toda bancada examinadora”, informou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Bonito, André Goettert, que também fez parte da bancada.

A banca examinadora da graduação foi formada pela Sensei Samara Jardim (6º DAN), de Macaé; a técnica de Karate do Flamengo, Sensei Layla Lecker (3º DAN) e o Sensei Pedro Avilez (3º DAM), ambos de Saquarema.

Para inspirar os alunos, o evento contou com uma apresentação do campeão brasileiro pelo Flamengo, Aquilys Cardoso, de 13 anos, além das performances do professor do projeto de Rio Bonito, Sensei Dhiego Willian (3º DAN) e do Sensei Pedro Avilez. A iniciativa ainda tem como instrutor, Leonardo Satiro (3º DAN).

Graduação no karatê CDL Rio Bonito. O exame de faixa do projeto social da sede de Rio Bonito contou com a presença de 40 alunos
Graduação no karatê CDL Rio Bonito. O exame de faixa do projeto social da sede de Rio Bonito contou com a presença de 40 alunos – Foto: CDL Rio Bonito

O presidente da CDL de Rio Bonito foi um dos homenageados do evento. Em entrevista à Folha, ele disse que é gratificante receber a homenagem, mas bom mesmo é ver os resultados do trabalho social.

“É sempre bom receber homenagens, massageia o ego, mas ser parado na rua pelas mães que agradecem pelo projeto, é muito gratificante. Ver que alguns alunos já estão trabalhando, outros estão fazendo faculdade, enche a gente de orgulho. Ver que tudo está dando resultado é muito bom”, avalia André.

Ele conta que quando foi pensado em montar um projeto social há 13 anos, a ideia de ensinar karatê para os jovens, foi sua. O presidente se orgulha quando fala que as aulas são totalmente gratuitas e os alunos participam de campeonatos em outras cidades e estados. Mas enfatiza que os ensinamentos do karatê não são apenas no tatame.

“Têm pré-requisitos para entrar. Tem que estudar em colégio público, o aluno tem que preencher uma fixa, levar para a diretora da escola assinar e carimbar dizendo que está de acordo, pois fazemos o acompanhamento escolar. Além disso, ele (o aluno) tem que ter bom comportamento na escola e em casa, não pode brigar com os irmãos e nem desrespeitar os pais. O karatê é um esporte milenar, tem seus ensinamentos, então, não é só saber a parte técnica, nosso objetivo é que eles se tornem pessoas de bem e fiquem longe do vício”, conta orgulhoso.

  • Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Com o avanço da epidemia dengue na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) tem tomado uma série de medidas contra a proliferação
às
O registro da Onça-parda, raro do felino macho foi feito nos dias 6 e 7 de fevereiro, por meio de armadilhas fotográficas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias