STF retoma esta semana julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

às
Screenshot_4
Foto: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Descriminalização do porte de drogas. O julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal volta para a pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, agendou o debate para esta quarta-feira (6).

Além disso, leia também outras notícias.

Até o momento, são cinco votos a favor da descriminalização: de Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. O único voto contrário é de Cristiano Zanin.

Em agosto do ano passado, o julgamento foi paralisado por um pedido de vista do ministro André Mendonça, que vai apresentar seu voto nesta semana. Faltam ainda os votos de Carmen Lúcia, Nunes Marques, Dias Toffoli e Luiz Fux.

Até o momento, a maioria avalia a descriminalização apenas para maconha. Os ministros divergem sobre a quantidade da erva que seria permitida, de 25 até 100 gramas da planta. O ministro Alexandre de Moraes destacou que a Justiça vem diferenciando a posse de pessoas pretas e brancas.

Descriminalização do porte de drogas. O STF deve retomar nesta quarta-feira (6) o julgamento da descriminalização do porte de drogas no Brasil
Descriminalização do porte de drogas – Foto: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Já o ministro Cristiano Zanin considerou que a descriminalização poderia contribuir para agravar o vício nas drogas.

O Supremo julga a constitucionalidade de um artigo da Lei das Drogas, que diferencia usuário do traficante. A legislação deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Assim usuários ainda são alvo de inquérito policial e processos judiciais que buscam cumprimento de penas alternativas.

O caso que motivou o julgamento trata-se da prisão de um homem condenado pelo porte de 3 gramas de maconha. A defesa dele pede que a situação deixe de ser considerada crime. A decisão do STF terá repercussão geral e deverá ser seguida por toda as instâncias da Justiça.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Edição: Bianca Paiva/ Fabíola Sinimbú – Agência Brasil

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias