Hoje, dia 22 de abril, dia do descobrimento, não é feriado. Apesar de marcar um momento histórico importante para o país — a chegada dos portugueses ao território que hoje é o Brasil, em 1500 — esta terça-feira não é feriado nacional e nem ponto facultativo.
A data, conhecida como o Descobrimento do Brasil, é lembrada em escolas e pode ser celebrada com eventos culturais em algumas cidades.
Por que não é feriado?
Anteriormente se acreditava que esse dia era, na realidade, em 3 de maio. E foi comemorado assim durante muitos anos, até os anos 1930. A confirmação de 22 de abril foi possível apenas após análise da carta à Pero Vaz de Caminha, em que relata detalhes sobre a vida no Brasil.
Mas, por que um dia tão importante, em que a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral chegou até Porto Seguro não é feriado?
Antes da descoberta do dia exato, o 3 de maio, que era firmado como Dia do Descobrimento do Brasil, era sim feriado, uma data comemorativa no calendário. No entanto, durante o governo de Getúlio Vargas isso mudou e o dia perdeu status de feriado nacional e passou a não ser mais comemorado.
Mesmo assim, algumas cidades ainda celebram a data e nelas é feriado, como em Porto Seguro, na Bahia; Pinheiros, no Espírito Santo; e Itanhaem, em São Paulo.

*Com informações do Portal G1 e CNN Brasil
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Seu artigo me ajudou muito, tem mais algum conteúdo relacionado? Obrigado! download anydesk