Depois da “saia justa” entre a base governista, o governador Cláudio Castro (PL) nomeou ontem, quarta-feira (8), os novos secretários de Governo e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Chico Machado e Flávio Campos Ferreira, respectivamente. As publicações foram divulgadas no Diário Oficial do Estado.
Coincidência ou não, a nomeação aconteceu depois que dois integrantes da sua base aliada, Rodrigo Bacellar e Jair Bittencourt, ambos do PL, mostraram interesse em disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Desde que assumiu o novo mandato, no início deste ano, Castro tinha como secretário de Governo, Rodrigo Bacellar, e de Agricultura, Jair Bittencourt.
A eleição para a Mesa Diretora da Alerj foi uma verdadeira montanha-russa e teve até reviravolta para disputa da presidência.
Tudo começou com a candidatura do deputado Rodrigo Bacellar, que teve o apoio do governador Cláudio Castro. A chapa para a disputa à presidência seria única, se poucos dias antes da eleição o deputado Jair Bittencourt não tivesse anunciado que também seria candidato a chefiar a Mesa.
Poucas horas antes da eleição do dia 2, Jair retirou a candidatura, ficando apenas Bacellar para ser eleito ao cargo.
Novos secretários
Gestor público, Chico Machado foi eleito em 2022 para o segundo mandato como deputado estadual. Foi cinco vezes vereador por Macaé, exercendo ainda o cargo de secretário municipal. O novo secretário assume a pasta no lugar de Rodrigo Bacellar.
O médico Flávio Campos Ferreira, que substitui Jair Bittencourt, entrou para a vida pública quando foi prefeito de Paracambi, na Baixada Fluminense. Também atuou como secretário de Saúde e de Governo de Queimados. Em 2022, foi eleito deputado federal.
“Estamos recebendo no nosso time de secretários dois grandes nomes da política e preparados para assumirem os cargos e ajudarem na retomada social e econômica fluminense. Quero agradecer ainda os trabalhos dos secretários que deixam as pastas”, disse o governador.
Também foi reconduzida ao cargo, Rosangela de Souza Gomes, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Por Lívia Louzada
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do RJ
Foto: Rafael Campos