A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quinta-feira (10), a Medalha Tiradentes ao ex-jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. Essa é a maior honraria concedida pelo Parlamento Fluminense. A medida será promulgada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União) e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Considerado um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, Ronaldo nasceu em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio, e marcou época por clubes como Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Ele também foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em três oportunidades (1996, 1997 e 2002) e conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, sendo artilheiro da competição em 2002.

O projeto destaca a trajetória do atleta como exemplo de superação, talento e inspiração. Além de sua atuação nos gramados, Ronaldo se tornou empresário e investidor no esporte, sendo atualmente dono do clube espanhol Real Valladolid.
O deputado TH Jóias (MDB), autor da proposta, justificou o pedido. “O Ronaldo é símbolo de perseverança e excelência. Superou lesões graves e voltou ao topo do futebol, tornando-se ídolo de gerações. É justo que receba a mais alta honraria do Parlamento”.
A Medalha Tiradentes é concedida pela Alerj a personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: Comida di Buteco 2025 inicia nesta sexta-feira (11) no RJ
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.