Suporte ao homem do campo e geração de renda são pilares da Agricultura, diz secretário Teilor Cerqueira

às
WhatsApp Image 2024-04-01 at 15.04.32
Foto: Igor Gaspar

Por ter uma extensa área rural, a agricultura e a pecuária sempre foram assuntos importantes para Rio Bonito. À frente da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho desde o início do governo Leandro Peixe, em 2021, o veterinário e empresário Teilor Cerqueira contou, em entrevista à Folha, os desafios e conquistas da pasta. Estão entre eles as melhorias das estradas vicinais, dentro e fora das propriedades, o suporte aos produtores rurais, as feiras em que os agricultores podem vender seus produtos e os cursos de qualificação.

Com parcerias importantes, Teilor conta que foi possível dar suporte ao produtor e incentivo à produção agrícola. Para isso, as ações aconteceram tanto dentro, quanto fora da porteira.

“A agricultura é muito pautada na questão do suporte ao produtor rural para produzir mais, diversificar a produção, reduzindo os custos e aumentando a lucratividade. Além dessa parte técnica, temos também o suporte operacional, com máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, com os quais conseguimos trabalhar dentro da propriedade rural desse pequeno produtor. Melhoramos a estrutura dentro da propriedade para ele plantar mais, pois fazemos a manutenção e abertura de novas estradas, dando acesso a outras partes da área. Assim melhora o escoamento da produção e diminui os custos operacionais do agricultor”, explica o secretário Teilor.

Um exemplo dessa orientação técnica é o trabalho feito com a banana no município. Ele explica que a Secretaria ajuda na análise de solo, na orientação para correção do solo e no incentivo ao plantio de outros tipos de cultura, entre outras funções. No horto municipal, localizado em Boa Esperança, ele diz que há mudas de algumas espécies de plantas frutíferas que são fornecidas para o produtor, como a banana, importante fruta para a cidade, já que Rio Bonito é considerada a “Cidade da Bananada”. Atualmente a orientação é feita para que o produtor entenda e aprenda a plantar banana de forma sustentável, sem desmatar.

“Para ajudar nessa produção, o (governo) estado entra com a tecnologia. A gente tem toda orientação junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que nos acompanha. Junto a isso, temos a parte técnica dos órgãos do estado, que nos trazem tecnologias, variedades específicas de bananas, que a gente consegue trabalhar a plantação em equilíbrio com o meio ambiente”, pontua Teilor.

Estradas vicinais

Para realizar esse trabalho, Teilor conta que a Secretaria precisou comprar maquinário novo e também reformar aqueles já existentes para conseguir o suporte técnico e o operacional necessário.
“Temos mais de 350 km de estradas de chão, que são importantes para os produtores rurais e para os moradores que vivem na nossa zona rural. Rio Bonito é um município em que boa parte da população ainda mora na área rural. Trabalhamos todas essas estradas vicinais de forma com que melhore a trafegabilidade do produtor rural e do morador, do transporte escolar e de saúde. Esse é um trabalho constante que a gente desenvolve com as máquinas e colocando material nessas estradas para ter essa longevidade do trabalho”, explica.

Feiras

Como conclusão da assistência técnica, da melhora e escoamento da produção, o produtor ganhou também uma vitrine para vender seus produtos, as feiras que acontecem toda semana no Centro da cidade. De acordo com Teilor, essa era uma intenção do prefeito Leandro Peixe.

“Havia a necessidade do nosso prefeito de recuperar as feiras do nosso município, e da mesma forma, pensando em utilizar esses espaços públicos do Centro da cidade para dar visibilidade ao produtor do interior”.

A produtora rural Célia Godói, é uma das pessoas que vendem doces e outras comidas que são feitas a partir do que planta em sua propriedade. Ela agradece o trabalho feito pela Prefeitura.
“Nosso agradecimento ao empenho do nosso prefeito e ao secretário Teilor porque sabemos do empenho e da dedicação deles que sempre estão aqui para nos prestigiar e ver o que a gente precisa. Eles têm empenho em melhorar a vida do pequeno produtor rural, que se torna grande quando está na feira na companhia de todos”, analisa Célia.

Cursos

Secretário de Agricultura Teilor Cerqueira. Em entrevista, ele falou o suporte aos produtores rurais, as feiras e os cursos de qualificação.
O secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, na aula de um dos cursos – Foto: Lívia Louzada

Como destaque das outras duas pastas da Secretaria, Teilor mencionou os cursos que estão sendo oferecidos no município também através de parcerias. “A agricultura está interligada com a geração de trabalho e renda”, disse o secretário.

Ele citou várias oportunidades de cursos que a cidade já ofereceu e ainda está oferecendo. Na Sala do Empreendedor, localizada no Centro, há cursos e oficinas para os micro e pequenos empreendedores. Através do Senac, foram disponibilizados cursos de capacitação na Carreta Móvel, que ficou estacionada na frente do Mercado Municipal. Já com o Senar, mais de mil pessoas se formaram em capacitações ligadas ao meio ambiente e agricultura, conta Teilor.

Com a Firjan/Senai, foi montado o Centro de Qualificação Profissional, onde era a Pestalozzi, na Praça Cruzeiro. Segundo Teilor, atualmente os cursos de auxiliar de controle de qualidade e pintor de edificações estão com inscrições abertas, basta procurar a Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo. A novidade, de acordo com ele, é que em breve os cursos no local também serão oferecidos no turno da noite.

Por Lívia Louzada

Veja também: Maricá sediou neste domingo (31/03) a final do World Ranking Event (WRE) na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO)

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias