Mercado de Trabalho, aí vou eu…

às

Estou me formando na pandemia, e agora?

 

 

Eu, Luara Carvalho, Psicóloga Especialista em Carreiras, utilizo o meu Instagram @luaracarvalho.psi para ajudar pessoas a planejarem as suas carreiras para inserção no mercado de trabalho.

Uma das maiores dificuldades que meus seguidores relatam é a procrastinação.

Pensando nisso, eu, em parceria com o Jornal Folha da Terra e com a estudante de Psicologia Carolina Góes, elaborei uma série de estratégias práticas para você parar de procrastinar e, a partir de hoje, iniciar e concluir os seus projetos.

1)Autoconhecimento

Primeiro de tudo, entenda de maneira clara o motivo que te faz realizar essa determinada tarefa ou projeto! Se for preciso, procure uma Psicóloga Especialista em Carreira para te ajudar nessa etapa de autoconhecimento. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

2) Objetivos Profissionais

Liste os seus objetivos profissionais separando-os por objetivos de curto prazo (média de 6 meses para alcançar), de médio prazo (um ano) e de longo prazo (cinco anos ou mais). Além de separar por datas, estabeleça também as estratégias necessárias para alcançar cada um deles, e pense em quem pode te ajudar nessa jornada. Uma boa dica é escrever em um papel tudo que precisa fazer em uma listinha de tarefas diárias. Você pode colocar um “ok” ao lado das atividades à medida em que forem concluídas. Já foi comprovado que anotar todas as suas tarefas diariamente te ajuda a não esquecer dos compromissos e te motiva a continuar.

3) Motivação

Evite não só os pensamentos negativos mas também as pessoas que se aproximam de você apenas para críticas não construtivas. Se aproxime dos motivados, e se possível encontre um parceiro ou uma parceira de realização. Sim, alguém que te incentive a concluir aquela tarefa e que também tenha objetivos para serem alcançados nesse período.

 

 

A estudante de Psicologia Carolina Góes conta que desde que começou a praticar essas dicas notou que mesmo nas férias tem se desenvolvido profissionalmente. Ela conseguiu estabelecer metas mais claras para alcançar os resultados desejados para o seu futuro, e tem compartilhado sobre isso no seu Instagram @carolinaagoes. Carolina tem anotado no papel o que deseja conquistar ainda durante a graduação e depois de formada. Durante o dia, ela faz suas tarefas de acordo com a prioridade, dando preferência para aquelas que dão mais preguiça. Essas estratégias são muito úteis para minimizar a procrastinação e ampliar a percepção de desenvolvimento profissional.

Essas são apenas algumas dicas, veja o que realmente funciona para você. Mas uma coisa que eu, Luara, sempre digo é: Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder. Mas comece hoje!

Fique atento, pois na próxima edição separamos mais algumas dicas para te auxiliar no seu planejamento de carreira.

Luara Carvalho é psicóloga e mentora de carreira, mestre e doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

 

Coluna publicada na Edição 1009 do Jornal Folha da Terra

Veja também

A futura horta comunitária é fruto do trabalho dos Jovens Agricultores Orgânicos e dos Paisagistas Mirins da Fundação Municipal Casimiro
às
Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias