Empresa de ônibus é multada em Cabo Frio por abandonar deficiente em terminal

às

Após julgamento, o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor  de Cabo Frio decidiu pela manutenção da multa de R$ 100.000 aplicada para a Autoviação Única, empresa de ônibus que atua na cidade e que, em fevereiro, foi condenada por abandonar um portador de deficiência sem assistência no Terminal Rodoviário Alexis Novelino. A empresa também foi acusada de não disponibilizar um ônibus adaptado para o passageiro, o que havia sido acordado no momento da compra das passagens.

O julgamento do recurso aconteceu nesta segunda-feira (2), contando ainda com representantes da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade. Porém, o recurso foi considerado improcedente e a multa, mantida. Como o processo foi julgado em segunda instância, não é possível que a empresa peça por outros recursos.

Passageiro estava acompanhado da família na ocasião (Foto: Reprodução/Internet)

O Caso

O passageiro, que não teve a sua identidade divulgada, havia solicitado por um ônibus com elevador para que fosse possível embarcar, porém, a empresa não atendeu ao solicitado, deixando o portador de deficiência na rodoviária à noite, acompanhado da família, incluindo um bebê de dez meses. No dia seguinte, o homem prestou queixa ao Procon de Cabo Frio, que solicitou à Autoviação Única um táxi adaptado para que levasse o passageiro até Juiz de Fora, em Minas Gerais.

“Acessibilidade não é favor, é direito do consumidor e portador de necessidade especial. O Procon é um órgão público, e deve mesmo servir à essas pessoas sempre”, afirma a Coordenadora-geral do Procon de Cabo Frio, Mônica Bonioli.

Outra empresa da cidade também foi multada

A viação 1001, que circula no município de Cabo Frio, também foi multada pelo Procon por ter vendido passagens além da capacidade dos coletivos, no réveillon de 2019. Porém, o valor da multa ainda não foi definido pelo órgão; ele deve ser calculado segundo a capacidade financeira da empresa. Em resposta, a 1001 comunicou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a multa.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias