Racismo no mercado de trabalho é tema de debate em escola de Maricá

às

A Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Maricá, no distrito de Inoã, vai trabalhar ao longo do mês de novembro, da Consciência Negra, com a temática do racismo e das dificuldades enfrentadas por profissionais negros no mercado de trabalho. Ao longo do mês, a unidade vai receber palestras e organizar trabalhos que abordem o assunto. O feriado do Dia da Consciência Negra é comemorado no Estado do Rio no dia 20 de novembro.

“A gente tem uma lei que fala sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e a gente tá tentando fazer valer cumprir essa lei, que é resgatar a história do negro no Brasil”, explica o professor Marcos Vinícius, que ressalta a importância do projeto em mostrar aos alunos, especialmente os negros, que eles podem alcançar boas posições no mercado profissional.

O estudante Gabriel dos Santos, de 16 anos, relatou sobre o que tem aprendido com o desenvolvimento do projeto na escola. “Eu aprendi que eu posso ser alguém. Antes quando eu vinha para a escola eu pensava que não tinha motivos para estudar já que não ia conseguir nada. A dificuldade já vinha bem antes por causa da minha própria cor de pele. Com todo esse bate-papo eu entendi que todos nós temos chances, basta querer bastante e correr atrás do sonho”, pontuou.

Na palestra organizada nesta semana, a estilista Monique Gomes compartilhou a sua trajetória no mundo da moda e as dificuldades que enfrenta na área.  “No mundo e no movimento negro a gente vê que é difícil. A gente nota que o acesso para gente que é negro e periférico é mais difícil e até para estudar, mas as crianças precisam persistir e vencer”, disse Monique.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias