Segurança no Rio de Janeiro está no mesmo patamar de Paris, Nova York e Madri, afirma Wilson Witzel

às

“Nós estamos no mesmo patamar de Nova York, de Paris e de Madri”, afirmou o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, durante o lançamento do programa Segurança Presente em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (14), se referindo às quedas nos índices de criminalidade no Rio.

Segundo o governador, o Rio se tornou a segunda capital mais segura do país, com uma taxa de 16 mortes a cada 100 mil habitantes, número que já havia chegado a 35. “Nas áreas turísticas do estado não acontecem tiroteios, eles acontecem nas comunidades. Acontecem [nas áreas turísticas] furtos, não tiroteios. Tivemos dois turistas que sofreram violência nos últimos dez meses. O que estamos fazendo para estimular o turismo é mostrar que Pão de Açúcar, Corcovado, Petrópolis, estão protegidos, não fazem parte dessa realidade [de tiroteios]”, explicou Witzel.

O levantamento do Monitor da Violência do G1, da Globo, registra que, em 2018, o Estado do Rio registrou quase 29 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, taxa que, no mesmo período, em Nova York, foi de 3,31 homicídios a cada 100 mil habitantes e, em Paris, de 1,4 homicídios a cada 100 mil pessoas.

O governador também falou sobre o empenho nos trabalhos para coibir o tráfico de armas, destacando a importância da ‘união’ na resolução do problema.  “Não é hora de ficar colocando a culpa em A, B, C ou D. É hora de união, é hora de a Polícia Federal ser recomposta, é hora de a Polícia Federal trabalhar em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Nós, temos, hoje, o maior departamento de lavagem de dinheiro e a Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, que é a Desarme, mas as armas não entram apenas pelas rodovias estaduais, pela Baía de Guanabara. Entram pelas fronteiras brasileiras e pelos portos brasileiros”, afirmou o governador, que disse ainda  que “é preciso que o governo federal tenha uma visão estratégica e não continue sucateando a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal”.

A fala de Witzel foi criticada pelo ministro da Justiça Sérgio Moro pela internet. Moro garantiu que o governo tem se esforçado no combate ao tráfico de armas e drogas e repudiou a crítica do governador do Rio. “O governo federal tem combatido duramente o tráfico de drogas e de armas. Não é correto comparar as apreensões dos primeiros cinco meses de 2019 com o total apreendido nos anos anteriores, como faz o governador do Rio de Janeiro ao buscar transferir a responsabilidade dos crimes no estado ao governo federal”, pontuou o ministro.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias