Secretaria de Estado de Cultura apoia Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

às
Projeto é patrocinado por meio de Lei de Incentivo à Cultura e acontece entre 21 e 30 de outubro
O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, que desde 2007 reúne na cidade Rio de Janeiro diretores, cineastas e amantes do cinema negro, terá edição virtual em 2020. Serão 10 dias, com 36 sessões cada, divididas entre curtas, médias e longas metragens, totalizando 130 filmes, além de cursos e webinars gratuitos. O evento será realizado a partir desta quarta-feira (21/10) e vai até o dia 30 de outubro. Toda a programação está disponível no site www.afrocariocadecinema.org.br, na plataforma INSSAEI e no Facebook do evento (https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/). Os organizadores esperam receber 1.200 pessoas em cada sessão. 
Com patrocínio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, a edição 2020 terá como um dos destaques a relação do cinema com suas trilhas sonoras. Também será realizada uma homenagem aos 60 anos da independência do Mali, com um bate-papo com o cineasta malinês Souleymane Cissé, de 80 anos, reconhecido pelo elogiado “Finyé e Baara”. 
 
Para Janaína Oliveira, uma das curadoras do encontro, seu estilo e liberdade nas estratégias narrativas mostram a qualidade incontestável de seus filmes, que proporcionam uma oportunidade única de viajar na história e perceber as transformações na trajetória das cinematografias africanas.   
Cursos e master class
 
Além das sessões com os filmes, o evento oferecerá cursos e master classes gratuitos, promovendo a troca de experiências entre os mais diversos olhares e perspectivas. As inscrições podem ser feitas antecipadamente nos canais de comunicação do festival. 
 
Uma das novidades desta edição será a Gira de Projetos Zózimo Bulbul, destinada a roteiristas. A Gira consiste na seleção de três projetos de curta, longa e obra seriada, somando nove no total, para participarem de um pitching (apresentações curtas), que selecionará um de cada categoria para o recebimento de bolsas e mentorias.
 
História
 
Em 2020, Zózimo Bulbul (1937-2013) completaria 83 anos. Ele foi o fundador do encontro, que acontece desde 2007 e é realizado anualmente. O evento reúne profissionais do audiovisual em um espaço que se propõe a ser, além de um festival de cinema, um local para troca de informação e conhecimento, fundamentais para a formação de cineastas negros brasileiros, africanos, caribenhos e das Américas.
Legenda foto principal: Zózimo Bulbul

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias