Cabo Frio com Bandeira Azul e wi-fi grátis no verão

às

A Bandeira Azul vai tremular na Praia do Peró, em Cabo Frio, na próxima temporada do verão. Selo internacional de qualidade, a bandeira foi hasteada na manhã de ontem (13) pela Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, e pelo prefeito Adriano Moreno.

A Banda dos Fuzileiros Navais participou da cerimônia e tocou, entre outras canções, o Hino Nacional e o Cisne Branco (canção do marinheiro). Durante a solenidade, a empresa MSB, autorizada a construir uma fazenda marinha na Costa do Peró, anunciou que vai colocar wi-fi grátis no trecho urbano da praia certificado com a Bandeira Azul.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, afirmou que o selo “é um importante reconhecimento, já que destacam as belezas naturais, a qualidade ambiental, a segurança, o bem-estar e a infraestrutura”. Para a Leana Bernardi, receber o certificado é sempre motivo de muito orgulho, mas renovar o status de praia Bandeira Azul é a consolidação dos esforços do município e da comunidade na manutenção da qualidade de sua praia.

“É um processo de evolução que não termina. A cada ano o Júri Nacional espera observar melhoras na infraestrutura e gestão da praia. A primeira temporada é sempre um desafio enorme e na segunda temporada os gestores têm a oportunidade de antecipar as dificuldades tornando a gestão mais eficiente”, explicou.

O Secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, disse que a Bandeira Azul constitui um importante símbolo do turismo sustentável: “Cabo Frio saiu na frente e a Bandeira Azul do Peró é um exemplo a ser seguido por outras cidades litorâneas”.

Presente à cerimônia, a Secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Lúcia Santoro garantiu o apoio da sua pasta e do INEA ao projeto Bandeira Azul e ao turismo ecológico no Morro do Vigia, entre Peró e Conchas: “A Bandeira Azul é uma conquista emblemática para a Praia do Peró e para Cabo Frio. É uma soma de fatores de uso sustentável dos recursos naturais”, comentou a secretária.

O programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental, entidade dinamarquesa, e tem como objetivo a conscientização dos cidadãos e dos seus governantes para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro, e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos.

“Hannah Arendt, uma das mais influentes pensadoras do século XX, dizia que “a educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele“. O aforismo me remete a essa enorme conquista que representa o hasteamento da Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio. O amanhã é hoje. Cuidar dos mares é respeitar a nós mesmos: metade de oxigênio que você consumirá em toda a sua vida vem dos oceanos”, disse o jornalista e gestor ambiental Emanuel Alencar.

Segundo Leana Bernardi, o caso do Peró chamou a atenção da FEE porque foi a comunidade, através do movimento Amigos do Peró, que lutou para obter a certificação. O grupo, formado por ambientalistas, moradores e veranistas, vai se empenhar agora para que o poder público conclua a revitalização da orla, que estava prevista para 2019, mas foi adiada para 2020 por falta de recursos. As obras, inclusive de saneamento, são necessárias para que o selo internacional seja mantido nas próximas temporadas de verão.

Fonte: O São Gonçalo 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias