Alunos da rede privada terão direito à identidade estudantil

às

O registro civil gratuito de estudantes, que era válido apenas para alunos da rede pública de ensino, será estendido agora aos da rede particular. É o que determina a Lei 9.017/20, de autoria original dos deputados André Ceciliano (PT) e Rosane Félix (PSD), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada pelo Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (21/09).

A medida altera a Lei  5.513,  de  21  de  julho  de  2009, e estabelece que os estudantes, regularmente matriculados nas redes pública e privada  de ensino, podem realizar o registro gratuito no órgão de identificação  civil do Estado do Rio de Janeiro. Ficará à cargo do Poder Executivo editar os atos complementares para a aplicação da norma.

Veto
A lei foi sancionada com veto parcial ao Artigo 3°, que criava a obrigação à administração pública de visitar as unidades escolares públicas e privadas para realizar o registro de identificação civil dos estudantes. A justificativa do veto foi que o disposto no artigo 3º estabelece atribuições para a Administração Pública e, consequentemente, avança em providências que cabem ao Poder Executivo.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias