Carnaval no Brasil tem primeiro preso por reconhecimento facial

às

Marcos Vinicius de Jesus, 19, foi preso na última terça-feira (5) por suspeita de homicídio. O jovem foi reconhecido em um bloco de carnaval em Salvador, Bahia, por meio de câmeras de reconhecimento facial instaladas no circuito Dodô (Barra-Ondina) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O estado investiu mais de R$ 18 milhões nos softwares de reconhecimento facial. Essa foi a primeira prisão via reconhecimento facial realizada no Brasil.

Segundo o Correio, Marcos Vinicius estava fantasiado de mulher quando foi flagrado pelas câmeras. Após passar por um portal de segurança instalado na Barra, policiais militares abordaram o rapaz.

As câmeras cruzam os rostos que passam diante das lentes com o banco de dados dos procurados e foragidos do estado. “Quando acontece uma confirmação, como no caso de Marcos Vinicius, o sistema alerta à polícia, que realiza a prisão”, explica o Correio. O estado investiu mais de R$ 18 milhões nos softwares de reconhecimento facial.

Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou hoje (07) que a Polícia Militar do RJ também realizou prisões após identificações via câmeras de reconhecimento facial. Segundo Witzel, as câmeras são ligadas aos sistemas da Polícia Civil e Detran.

“As câmeras ligadas reconheceram rostos de foragidos e placas de carros roubados, possibilitando quatro prisões e a recuperação de um veículo. No Rio, bandido não vai ter vida fácil”, escreveu no Twitter.

Fonte: TecTudo

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias