Ex-presidente Michel Temer é preso

às

Foi preso há pouco ex-presidente Michel Temer, em sua casa, em São Paulo, pela Operação Lava Jato. Além dele, o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco também é procurado pela polícia. Os dois são alvos da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Temer vai realizar exame de corpo de delito no IML e será levado ao Aeroporto de Congonhas, onde vai embarcar em um avião da Polícia Federal (PF) para o Rio.

Carro deixa a residência do ex-presidente em São Paulo (Foto: Gessyca Rocha/G1)

A Polícia Federal tentava localizar o ex-presidente desde ontem (20), mas sem sucesso, o que atrasou a ação em algumas horas.  Temer e Franco são alvos de investigação após a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix que afirma ter pago R$ 1 milhão em propina a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer, e de Moreira Franco. O ex-presidente saberia do esquema. A empresa envolvida no caso havia fechado contrato para o projeto da usina nuclear de Angra 3, no Rio.

Temer responde a dez inquéritos, dos quais cinco tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF) por terem sido abertos quando ele ainda era presidente da República e foram encaminhados para a primeira instância após o fim do mandato. Outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso neste ano, em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Porém, não se sabe ainda a quais processos se referem os mandados de prisão.

Temer foi o 37º presidente da República, assumindo o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousself. Foi ex-presidente do PMDB, partido pelo qual foi eleito duas vezes como vice-presidente na chapa de Dilma, candidata do PT, em 2010 e em 2014, e encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 2018, após as eleições de Jair Bolsonaro.

* Em apuração

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias