Festival leva música e moda ao RJ. O festival ID: Rio 2024 marca sua 3ª edição com atividades em três municípios do Estado do Rio: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. O cronograma do evento conta com palestras no Enel Summit, no Teatro Imperial e no MAC, em Niterói, além de uma série de desfiles e um line-up de shows gratuitos, via Sympla ingressos, que inclui Fernanda Abreu, Johnny Hooker e Toni Garrido.
Além disso, leia mais notícias sobre Niterói.
Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o ID: Rio 2024 mergulha nas possibilidades da identidade da cadeia produtiva fluminense, consolidada como fundamental motor de geração de emprego, renda e desenvolvimento para todo o Estado do Rio de Janeiro. A programação do evento contará com diversas atividades, a partir de sua abertura oficial em Petrópolis, nesta sexta-feira, 01/03, no Teatro Imperial, local que abriga o Enel Summit. No dia 02/03, tem desfile colab das marcas locais da tradicional Rua Teresa, além da edição especial da feira Deguste.
Programação em Niterói
Já em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia da Mulher, “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), será o desfile mais aguardado, juntamente, com o show de Fernanda Abreu, para encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No sábado (09/03), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre moda sustentável, negócios e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo, diretamente da associação dos lojistas da rua de biquínis, e “Coleção Energia by Almir França”. Para finalizar, Johnny Hooker se apresenta em um show exclusivo e gratuito.
Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global” e com o show de Toni Garrido. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.
No line-up de shows gratuitos, em Niterói, a presença de grandes nomes, como Fernanda Abreu, Johnny Hooker, Toni Garrido e DJ Negralha (O Rappa), todos na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No interior do MAC, o ID: Rio apresenta uma jornada de conhecimento com um dia inteiro de palestras, com temática girando em torno do tema “negócios sustentáveis”.
Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda.”
O ID: Rio 2024 é apresentado pela Enel Distribuição Rio, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.
“A Enel aposta na relevância de eventos como o ID: Rio, que ajudam a impulsionar os profissionais da cadeia produtiva de moda local, o empreendedorismo feminino e os pequenos produtores. Com ações de formação gratuitas e pautadas na sustentabilidade, investimentos na parceria com este segmento, que consideramos estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio” , afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.
Programação no Rio
No Rio de Janeiro, no dia 11/03 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que enfatiza: “O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho”.
Encerrando o ID: Rio 2024, o evento chega à capital carioca, em um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.