Depois de inaugurar o novo Centro de Oftalmologia e eliminar a fila de espera, a Prefeitura de Tanguá comemora os números de atendimentos oftalmológicos realizados na cidade, sem a necessidade do morador ser deslocado para outros municípios, como Niterói e Rio de Janeiro. Desde que esses procedimentos chegaram na cidade, são realizados, em média, 380 exames mensais. Somente os exames ambulatoriais, saíram de 20 para 80 por semana, fruto do aumento da oferta de atendimento.
Além disso, leia mais notícias de Tanguá.
Os números são festejados pela Secretaria de Saúde, já que antes, eram realizadas, em média, 100 consultas mensais, e agora, esse número aumentou para 250. Atualmente, exames como campo visual computadorizado, retinografia, paquimetria, microscopia especular de córnea, mapeamento de retina, ultrassonografia ocular, topografia de córnea e muitos outros, são disponibilizados.

O secretário de Saúde de Tanguá, Rodrigo Lopes, explica que antes era oferecido aos tanguaenses apenas as consultas ambulatoriais, mas com o aumento da oferta de atendimento à população, os profissionais foram pedindo mais exames para detecção de doenças, o que levou o município a também avançar na oferta de exames especializados, e assim foi criado o Centro Oftalmológico.
O oftalmologista Gustavo Aguiar, explica quem são os pacientes atendidos no local. “O Centro de Oftalmologia foi montado no intuito de atender desde os pacientes mais jovens, a parte infantil, até os adultos jovens e idosos. A gente faz a parte ambulatorial e de exames complementares, desde exames mais simples até os mais complexos. Geralmente são encaminhados através de uma triagem nos postos de saúde”.
Segundo o também oftalmologista Bruno Jogaib, um dos responsáveis pelo serviço, “hoje em dia, a gente tem todo equipamento necessário para o pré-operatório completo de catarata, glaucoma, retina, avaliação de pacientes diabéticos, o paciente glaucomatoso e a criança recém-nascida. Hoje a gente tem todo o aparato de equipamentos tecnológicos para poder fazer o diagnóstico complementar para elucidar o problema”, disse o médico.
O secretário Rodrigo se disse orgulhoso da evolução do atendimento na área médica. “Estou orgulhoso como secretário de Saúde, de proporcionar esse avanço na qualidade de vida da população. Com novos serviços, garantimos autonomia e celeridade nos cuidados. Estamos realizando 99% dos exames oftalmológicos, todos nunca antes realizados, em nosso município. Agradeço ao prefeito Rodrigo Medeiros por confiar no trabalho da Secretaria de Saúde. Essa é uma visão do prefeito, que a gente proporcione uma gama significativa de exames para a população”, disse Lopes.
O secretário ainda orienta a população a procurar o posto de saúde do seu bairro ou a central de regulação para realizar os exames, como fez o paciente Jorge José de Souza. Ele conta que antes de ser atendido, mal conseguia enxergar as letras no celular.
“Resolveu meu problema. Procurei o Rodrigo, o doutor Gustavo passou os exames e eu fiz. Deu rinopatia diabética e precisava fazer umas aplicações, mas rapidamente ele conseguiu. Eu não conseguia enxergar nem mensagem no celular, hoje, graças a Deus eu estou super bem”, relata o paciente.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] também: Prefeitura de Tanguá aumenta oferta de atendimentos oftalmológicos e nos acompanhe nas redes […]