Bolsonaro autoriza reajuste de 33% no piso salarial de professores

às

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite de quarta-feira (26), que irá assinar o reajuste salarial de 33% para professores de todo o país. Pela Lei do Magistério, o reajuste é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação.

O reajuste vai seguir a variação da inflação nos últimos dois anos, em 33%, considerando o valor por aluno.

“Vou seguir a lei. Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso”, afirmou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Em sua fala, o presidente destacou a pressão feita por governadores e prefeitos para tentar modificar a lei e o cálculo do reajuste, alterando para menos a porcentagem. A intenção dos políticos seria minimizar o impacto que o reajuste irá acarretar nos cofres de estados e municípios.

Aos apoiadores, o presidente também falou que não vetou os R$ 4,9 bilhões destinados ao fundão eleitoral no Orçamento de 2022, já sancionado, para evitar um aumento ainda maior da verba.

“O meu veto agora iria repetir um aumento maior do fundão”, defendeu-se Bolsonaro.

 

Crédito: O São Gonçalo

Veja também

A cidade de Niterói está na lista de ouro da seleta Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF). A titulação é um reconhecimento
às
A Polícia Civil prendeu, na noite desta segunda-feira (29), uma mulher que jogou a namorada da janela em Santa Cruz
às
Já imaginou participar de uma descoberta científica importante para os estudos espaciais da NASA? É isso que estão fazendo estudantes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias