Lona na Lua apresenta a peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ em escola de São Gonçalo

às
foto destaque site
Foto: Lívia Louzada

Lona na Lua em São Gonçalo. O ano de 2024 começou para o Lona na Lua com um novo projeto, denominado ‘Cuidando das Águas do Rio’, voltado para a preservação do meio ambiente. O pontapé inicial foi dado no último dia 21, com a apresentação da peça, que leva o mesmo nome do projeto, na Escola Municipal Professora Marlucy Sales de Almeida, localizada no bairro Trindade, em São Gonçalo. A iniciativa visa alcançar um público de cerca de 9.600 crianças durante os próximos 12 meses.

Além disso, leia mais sobre o projeto ‘Cuidando das Águas do Rio’.

O projeto “Cuidando das Águas do Rio” tem patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Através dessa parceria, o Lona vai conseguir levar a educação ambiental para alunos de escolas públicas de 12 cidades do estado, sendo quatro apresentações em cada uma, totalizando 48 encenações no final de 12 meses. As cidades de Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Magé, Miracema, Rio Bonito, São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana e Tanguá foram as contempladas para receber a trupe.

São Gonçalo

Lona na Lua em São Gonçalo. O novo projeto do Lona na Lua, 'Cuidando das Águas do Rio', vai levar a peça de mesmo nome para 12 municípios.
Lona na Lua em São Gonçalo – Foto: Lívia Louzada

Diante de um público atento, com média de 9 anos de idade, o elenco formado pelos atores Sarah Rocha, Wallace Silva e Weslley Gregório, todos formados pelo Lona na Lua, conseguiu prender a atenção dos pequenos, que interagiram com os atores na peça.

A peça ensina sobre a importância de preservar os rios, jogando o lixo em local adequado para manter a boa qualidade da água no futuro. E segundo a analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Roberta de Oliveira, essa é a intenção da parceria.

“Esse é um patrocínio que a gente vem fazendo ao Lona na Lua, através da Lei Federal, para conscientização das crianças nas escolas. A gente acredita que ensinando as crianças a descartarem o lixo corretamente, futuramente o meio ambiente será preservado para todos usufruirmos da melhor forma”.

E parece que as crianças entenderam bem o recado. A aluna do 5º ano da escola, Valentina Santos, de 10 anos, disse que vai espalhar as informações que aprendeu na peça. “Achei muito legal pois eles falaram do meio ambiente. Falaram para não jogar lixo na rua. Aprendi com a peça que quando a gente joga lixo no chão, vai para o esgoto, para os mares e rios. Eu não sabia disso”.

A Valentina conseguiu traduzir bem o grande objetivo dessa parceria, levar a mensagem. Para o diretor e fundador do Lona na Lua, Zeca Novais, o novo projeto do Lona, enfatiza um dos pilares da instituição, a democratização da cultura.  

“O Lona já desenvolve outras parcerias na região através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, agora é um novo passo, estamos trabalhando com a Lei Federal. É uma alegria imensa poder alcançar mais de 9.600 crianças, rodar 12 cidades, 48 apresentações e fazendo o que a gente quer fazer, democratizar o acesso à cultura, levar arte, educação e cidadania. Com essa mensagem de preservação do meio ambiente, de economia da água, a gente fica muito feliz porque esse é o papel da nossa instituição”, diz Zeca.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Lona na Lua apresenta a peça ‘Cuidando das Águas do Rio’ em escola de São Gonçalo e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias