Atleta paralímpica tem evolução em tratamento realizado no Centro de Reabilitação de Tanguá

às
foto destaque site
Maisa Brandt, e sua filha, a atleta paralímpica Meyriellen Brandt - Foto: Divulgação

O Centro de Reabilitação de Tanguá está comemorando a evolução de mais um paciente, a atleta paraolímpica Meyriellen Brandt, de 19 anos, que tem mielomeningocele – uma malformação congênita da coluna vertebral – e começou a se tratar na unidade de Tanguá em 2023. Desde então, ela vem tendo resultados incríveis, como pode pedalar, uma conquista muito comemorada.

Além disso, leia também:

Paciente que sofreu acidente tem reabilitação com fisioterapia ocular em Tanguá

“Cheguei aqui no Centro de Reabilitação 2023 com a expectativa de conseguir melhorar os movimentos que já fazia e conseguir desenvolver novos movimentos, como poder andar de bicicleta, por exemplo, mas foi além do que esperava. Muita coisa que eu não fazia, e nem sabia se conseguiria fazer, hoje consigo e sou muito grata”, relata.

A paratleta é uma paciente de mielomeningocele – uma protuberância na região das costas do bebê, geralmente aberta e sem cobertura de pele – que também teve hidrocefalia e possui grandes limitações nos membros inferiores. A mãe de Meyriellen, Maisa Brandt, explica que em razão da malformação, sua filha precisou realizar uma cirurgia para fechar os elos da coluna vertebral que nasceram abertos. “Devido a interrupção da medula, Meyriellen ficou com diversas limitações nos membros inferiores”, conta a mãe.

O fisioterapeuta Júlio Lima, que atende a jovem, fala da evolução do caso dela e diz que os resultados também motivam a equipe. “Quando descobrimos que ela era uma paciente mielomeningocele, entendemos que haveriam dois desafios, o do fisioterapeuta e da paciente. Hoje ela vem apresentando resultados diferenciados, como a força dos membros inferiores. Isso também motiva a gente a trabalhar com ela, que é diferente, pois é uma paratleta que vem conquistando muitas medalhas, então ficamos muito orgulhosos de tê-la conosco”, contou Júlio.

O profissional ainda enfatizou que toda a equipe trabalhar junto para auxiliar não só a Meyriellen, mas todos os outros pacientes, e por causa dessa interação, o grupo se torna bastante coeso. “A gente vem conseguindo os resultados com o esforço dela, é claro, e com o auxílio de toda a equipe, pois trabalhamos assim e é isso que faz o grupo ficar cada dia mais forte e progredir mais com os pacientes”.

Centro de Reabilitação de Tanguá. Atleta paralímpica tem evolução em tratamento realizado no Centro de Reabilitação de Tanguá
Centro de Reabilitação de Tanguá. A atleta fazendo a sessão de fisioterapia com o profissional Julio Lima – Foto: Divulgação

À equipe, e principalmente ao fisioterapeuta Julio, a paratleta é só elogios. “Fui muito bem acolhida pelo Júlio e por toda equipe do setor. Todas as vezes que chego aqui para fazer a sessão de fisioterapia me sinto em casa, não tenho nem vontade de ir embora”, conta a jovem com um sorriso largo no rosto.

Além do bom atendimento, Maisa enfatiza a comodidade de ter um tratamento para a filha na cidade em que mora. Ela diz que até então, as sessões de fisioterapia que Meyriellen realizava, eram fora de Tanguá.

“Ter um centro de fisioterapia próximo a gente, é ótimo, pois sempre tive que ir para outras cidades, mas hoje não. Moro na Ampliação e trago ela duas vezes na semana para estar desenvolvendo o tratamento. O paciente com mielomeningocele perde todo o controle de tronco, mas fazendo as sessões aqui, ela já conseguiu adquirir vários movimentos. Hoje ela pedala e faz elevação pélvica”, conta Maisa.

Orgulhoso com o trabalho desenvolvido, o secretário de Saúde de Tanguá, Rodrigo Lopes, conta que quando o Centro de Reabilitação foi inaugurado pelo prefeito Rodrigo Medeiros, foram selecionados os melhores profissionais.

“O Centro de Reabilitação é uma conquista do governo Rodrigo Medeiros. Procuramos excelência nesse tipo de serviço quando iniciamos os atendimentos, observando a necessidade e a particularidade do município. Vários pacientes tinham a necessidade de sair da cidade para procurar tratamento, então, com essa preocupação de trazer esse paciente para se tratar dentro do município, procuramos os melhores profissionais, bons equipamentos e um espaço adequado para melhor tratar esses munícipes. Essa é mais uma política pública muito assertiva, que tem dado muito resultado dentro da gestão Rodrigo Medeiros”, enfatizou.

Por Lívia Louzada

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias