MPE recomenda que coligações e partidos de Rio Bonito não distribuam material de campanha após fim do prazo de propaganda

às direções das coligações partidárias e partidos políticos não coligados atuantes no Município de Rio Bonito
às
eleitoral
Foto: mprj/ divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 32ª Promotoria Eleitoral, encaminhou, nesta terça-feira (01/10), às direções das coligações partidárias e partidos políticos não coligados atuantes no Município de Rio Bonito, uma Recomendação para que, conforme determina a legislação eleitoral, não seja distribuído material de campanha nas ruas da cidade após o fim do prazo de propaganda eleitoral, às 22 horas do sábado (05/10), véspera das eleições municipais.

O documento encaminhado às coligações e partidos destaca que a Resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dispõe que a distribuição ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas após as 22 horas da véspera do pleito configura propaganda irregular.

Ainda de acordo com a Recomendação, apesar da proibição, na noite que antecede ao período de votações é comum a prática do “derrame de santinhos”, o chamado “voo da madrugada”, de forma que as ruas amanhecem repletas de folhetos, volantes e “santinhos” no dia da eleição, causando poluição ambiental e colocando em risco toda a população, podendo parte deste material entupir as galerias de rede pluvial ou serem lançadas em mananciais, afetando também a estética urbana.

Desta forma, a 32ª Promotoria Eleitoral recomenda que sejam entregues no Fórum de Rio Bonito, entre as 22h01 e 23 horas do dia 05/10, todos os “santinhos” e materiais similares que restaram de propaganda eleitoral para descarte ou acautelamento até o dia seguinte ao pleito. Além disso, o documento pede a coligações e partidos políticos a adoção de providências junto a candidatos, correligionários, militantes e responsáveis pela propaganda, para impedir a distribuição de material gráfico, como panfletos e “santinhos” nas vias públicas após às 22 horas do dia 05/10, além da divulgação, em seus respectivos sites, blogs, fan pages e demais páginas de redes sociais, da Recomendação encaminhada.

Fonte: mprj.mp.br

Veja também: Ministério Público tem canal para receber denúncias nas eleições e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Segundo a Prefeitura, neste ano, a Feira registrou recorde de público com 260 mil visitantes, ao longo de 10 dias
às
Ele foi flagrado com 162 cápsulas de cocaína, 22 pedras de crack, 12 trouxinhas de maconha e 8 frascos de loló, segundo os agentes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias