Coluna ‘Palavras de Avivamento’: Padre Ortodoxo Eduardo Braga

às

Padre Eduardo Braga é sacerdote católico ortodoxo, filósofo, mestre em teologia, gestor de pessoas e coaching, graduando em Pedagogia e Psicologia.

Para você, o que é o Amor?

O que entendemos na vida sobre o Amor? O exemplo de Jesus de Nazaré é interiorizado e testemunhado pelos cristãos? Somos promotores de paz ou artífices de violência? Como estamos amando hoje? Qual o sentido e o valor do amor na tua vida agora ?

Embora ninguém desconheça a dificuldade destes nossos tempos complexos, dificilmente encontraremos outro caminho fora do Amor. Sabemos que a vida é maior do que pensamos e somos, mas que ninguém esqueça que estamos destinados a florescer até alcançarmos nossas dimensões mais plenas, que jamais serão atingidas longe da experiência de amar….

Há momentos que não precisamos vencer, mas crescer. Há crescimento fora do Amor? O Amor exclui e divide? O Amor expõe e segrega? O Amor prejudica e condena? Jesus jamais excluiu e condenou! Deus é Amor, e o Amor se identifica plenamente com Deus. Ainda que usemos seu Santo Nome, nada será autêntico se o Evangelho não traduzido em Amor na vida cotidiana, nas redes sociais também. O Amor é a Lei!

O medo, me parece ser, a toxina desta geração. O grande sociólogo Bauman afirmou que “O medo é o demônio mais sinistro do nosso tempo”. Recordemos as primeiras palavras de João Paulo II ao mundo: “Não tenhais medo. Abri as portas dos vossos corações à Cristo”.

Irmãos e irmãs, o Amor lança fora todo medo! Ainda que o medo venha, não se feche ao Amor, não ataque, não odeie, não desista de amar, não julgue, não condene. O Amor nos leva sempre à uma reflexão mais humana e empática, mais paciente e bondosa. Nada perderemos se amarmos! O Amor precisa ser o horizonte da humanidade, nossa vacina, investimento e o nosso pão de cada dia. Bem-aventurado o que come diariamente o pão de amor e bebe em sua fonte salutar!

O que pode existir fora do Amor? Que o Amor não seja mais uma saudade do passado, mas a ocupação do presente e o sonho realizável do futuro. Ele não está em papéis e entre paredes, ele está vivo. O Amor é real e nos chama. Ele não muda, mas nos muda. Para ele não há rótulos, ritos ou placas. O Amor que vive na Terra, está Vivo em Pessoa na Eternidade, lá nos espera, todos. Todos? Sim, todos que amaram, amam e amarão!

O Amor é a forma mais sublime de viver, mais autêntica de ser, mais inteligente de morrer. Amém!

 

Veja também

A onda de calor que atinge o RJ deve durar ao menos até o dia 17 de maio. A alta de temperaturas, que começou no dia 22 de abril
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias