Ellos Qualificação forma 160 alunos de Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e São Pedro da Aldeia

às

“Um privilégio”. Foi assim que a oradora do curso de Gestor de Mídias Sociais, Taís Muniz, definiu os três meses de aula promovidos pelo Instituto Ellos, através do Ellos Qualificação, em seu discurso ontem, quinta-feira (23), na formatura de 160 alunos de Rio Bonito, Cachoeiras de Macacacu e São Pedro da Aldeia. A solenidade aconteceu na casa de eventos, Espaço Ceccarelli, em Rio Bonito, onde os alunos dos cursos de Estética, Cuidador de Idosos, e Introdução à Música também se formaram.

“Posso afirmar que foram três meses especiais, tão importantes que gostaríamos de dar continuidade a este projeto tão grande que é o Ellos Qualificação. Ter o privilégio de fazer um curso de gestor de mídias sociais, e não precisar pagar pelas aulas, pelo material didático, uniforme, e ainda receber uma bolsa, parece conversa de político, mas posso dizer que não é conversa, e sim, um baita projeto”, disse Taís em seu discurso.

Objetivo

Idealizado e fundado pelo deputado federal, Sóstenes Cavalcante, o objetivo do Ellos Qualificação, que é um dos braços do Instituto Ellos, é a inserção de jovens e adultos que estão fora do mercado de trabalho, segundo o próprio deputado.

“Tenho certeza que as portas do mercado de trabalho se abrirão a partir de agora (para os formandos). Essa é a nossa realização e o desejo quando iniciamos um projeto social como esse. Que cada um possa realizar o sonho e se tornar um empreendedor e conquistar posses, riquezas, prosperidade na sua vida, esse é o meu desejo”, disse ele.

Representando o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, o secretário de Esporte e Lazer esteve na formatura do Ellos. Para ele, a população de Rio Bonito foi beneficiada com a chegada dos cursos na cidade. “Sabemos que daqui sairão profissionais qualificados para fazer sua inserção no mercado de trabalho local ou regional”.

Também prestigiando o evento, o empresário de Rio Bonito, Bruno Soares, vê na capacitação profissional, uma forma da cidade crescer.

“A qualificação profissional além de capacitar, traz uma nova motivação na busca pelas oportunidades no mercado de trabalho. O projeto Ellos, tanto na qualificação profissional, quanto nos núcleos esportivos, vem fazendo a diferença na cidade de Rio Bonito, que infelizmente é tão carente dessas oportunidades. Eu fico feliz de ver que a política pode sim ser uma ferramenta de transformação na vida das pessoas”, analisa o empresário.

Estrutura

Espalhados por 48 polos nos quatro cantos do Estado do Rio, o Ellos Qualificação tem como coordenadora geral, a Talita Matos. Segundo ela, cada professor, em sua realidade, desempenhou seu trabalho com dedicação e criatividade, e os monitores, tiveram um papel fundamental nesse processo, já que “geralmente são mais próximos da comunidade”. Talita contou que essa foi a quinta formatura do Instituto, que já entregou o certificado chancelado pela Unirio a mais de 1.400 alunos.

Coordenador do polo de Rio Bonito, o fundador do projeto CTAV, Tiago Bitesnik, se disse emocionado com a oportunidade que os alunos terão daqui pra frente. “Sempre sonhamos em trazer qualificação profissional para Rio Bonito, e o que acontece aqui é a realização desse sonho. Estou emocionado porque são 160 pessoas ganhando uma profissão, direcionando para o mercado de trabalho”, disse Tiago.

Projeto de Leitura

Além das aulas, também foi implantado um projeto de leitura através de uma competição saudável. Os alunos que mais leram e entenderam o que foi lido, passaram por uma prova e os que se destacaram, foram premiados. E a ideia desse projeto partiu da professora, escritora e palestrante, Eleusa Matos.

“Acredito que profissionais que leem, não andam, voam. Esse projeto de leitura foi um divisor de águas na vida dos alunos no Ellos Qualificação. Eu acredito que os livros façam com que as pessoas falem melhor, escrevam melhor, pensem melhor, argumentem melhor e discursem melhor, por isso sou uma professora que faço questão que meus alunos leiam”.

Próximos formandos

Outros alunos já iniciaram as novas turmas, e para esses, o deputado deixou um recado. “Façam desses meses que virão nessa sala de aula, os melhores três meses da sua vida, se dediquem, estudem, saibam que o estudo é transformador. Só a educação transforma em política pública a vida de um ser humano. E o que nós estamos aqui para fazer, é lutar para transformar vidas, uma a uma, por isso nasceu o Ellos”, disse Sóstenes.

 

Lívia Louzada

 

 

 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias