‘Lona na Lua: Oficina de Artes’ leva cultura, educação e cidadania a crianças e jovens de Rio Bonito

às

No mês de junho a cidade de Rio Bonito ganhou um presente muito especial. O projeto ‘Lona na Lua: Oficina de Artes’ vai beneficiar 200 crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos do município através de aulas gratuitas de circo, teatro, música, dança, coreografia, figurino, desenho e roteiro. Tudo isso com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Ao final do ciclo de oficinas de arte que terá duração de 11 meses, a comunidade poderá assistir, de forma gratuita, a nove sessões de um espetáculo artístico apresentado pelos alunos formados pelo projeto.

Para o diretor geral do projeto, Zeca Novais, a principal missão é desenvolver um trabalho de abertura de “horizontes” através da inclusão cultural e social, direcionada a crianças e jovens moradores das comunidades da região. “Acredito na arte como uma poderosa ferramenta de inclusão social. Um projeto como este é uma mola propulsora para que crianças e jovens de nossa região possam realizar os seus sonhos”, diz Zeca.

Mãe de Isabela e Vitória, duas alunas matriculadas no projeto, Ingrid Gonçalves conta um pouco sobre essa inclusão social que a iniciativa traz. “O projeto tira a criança das ruas e traz para dentro da Lona. Na Lona, o aluno tem a oportunidade de conhecimento e aprendizado, e se desenvolve intelectualmente através do incentivo à leitura”.

Para sua filha Vitória, “O Lona na Lua é uma família. A gente canta, dança, interpreta e é feliz aqui. A Lona é minha segunda casa”, diz a aluna de 12 anos.

Apoio

De acordo com a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, a Lei de Incentivo à Cultura é um apoio que o estado viabiliza para fortalecer o projeto que já existe na cidade.

“A Secretaria de Cultura e Economia Criativa está muito feliz de poder viabilizar um apoio a esse projeto através da Lei de Incentivo. A Lei de Incentivo chegando a Rio Bonito, e ficando em Rio Bonito através de um projeto. Nós já tivemos outros projetos itinerantes acontecendo na cidade, que são apoiados por esse instrumento, mas agora podemos chegar para ficar, instituir um trabalho que se será contínuo e que tenho certeza que continuará sendo transformador”, enfatiza Danielle.

 

Lívia Louzada

Veja também

A última quarta-feira feira, dia 8, foi destinada aos idosos de Casimiro Abreu! Uma palestra para os idosos e uma roda de conversa
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias