Médicos recomendam cuidados com a saúde nesta época de verão

às

Com a chegada do verão e das férias, a tendência é relaxar. Porém, é preciso estar atento aos cuidados com a saúde para evitar que a folga se transforme em problemas, especialmente neste ano, em que a umidade do ar está menor e as temperaturas estão cada vez mais altas, chegando aos 39ºC. A atenção deve ser redobrada especialmente com crianças e idosos, que possuem o organismo mais sensível.

É importante manter a hidratação em dia, já que um dos principais perigos dessa estação é a desidratação, que pode ocasionar problemas de saúde sérios, inclusive diarreia e vômito. Especialistas recomendam que se beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Também é preciso ter cuidado com a exposição solar, principalmente entre as 10h da manhã e às 16h. “A exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boas alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão”, afirma o dermatologista do Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio, Benjamin Baptista de Almeida.

A exposição em excesso aos raios solares pode ocasionar de envelhecimento precoce – causado principalmente pelos raios UVA – a câncer de pele, o mais comum no Brasil, devido à exposição excessiva aos raios UVB, que formam manchas na pele. A alimentação é outra questão que deve levantar cuidados durante o verão. É o que afirma o médico e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, Nelson Nahon. “Tem muita gente que se alimenta na rua. É preciso prestar atenção na qualidade, e, nas praias, tem que ver se os ambulantes estão com os alimentos expostos por muito tempo”, recomenda.

Em ambientes fechados, a recomendação é para garantir a ventilação nos cômodos. Em casa, ventiladores, ar condicionado e claro, a boa e velha chuveirada fria são opções. No trabalho, é importante ir frequentemente ao banheiro para lavar as mãos, o rosto, a nuca e os braços com água fresca.

Cuidados com o coração

Pessoas que possuem problemas cardiovasculares precisam se cuidar nesta época do ano. O excesso de bebida alcóolica deve ser evitado, já que o álcool causa desidratação e demora mais a ser processado pelo corpo devido às altas temperaturas. O calor também promove vasodilatação, o que causa a queda de pressão, e pode fazer com que a pressão de hipertensos suba mais, devido a uma resposta do organismo ao calor.  É preciso estar atento a sinais como tontura e palpitação, que podem indicar até mesmo um infarto. A prática de exercícios físicos é uma aliada para ajudar no cuidado com a saúde, mas deve levar em conta o condicionamento físico do individuo; passar dos limites pode também levar a um ataque cardíaco.

Outro cuidado importante nesse período do ano é com as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, já que é no verão que o mosquito se reproduz mais rápido. Para evitar as infecções é preciso seguir algumas recomendações: não deixar acumular água parada, criadouro favorito do mosquito; se imunizar, através da vacina contra a febre amarela, disponível nos postos de saúde e ambulatórios e utilizar repelentes. Quem vai viajar precisa deixar a casa em ordem antes de sair, mantendo fechados ralos e tampas de vasos sanitários, eliminando recipientes que possam acumular água e retirando água dos vasos de plantas.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias