Astronautas ficam ‘presos’ no espaço após problema com nave

Nave decolou dos Estados Unidos em 5 de junho e deveria retornar no dia 12, mas missão tripulada com dois astronautas ainda não tem data de volta.
às
Screenshot_8
Foto: AP Photo/Chris O'Meara

Astronautas ficam ‘presos’ no espaço após problema com nave. Após anos de atraso, a Nasa, agência espacial norte-americana, lançou o primeiro voo tripulado na espaçonave Starliner, da Boeing. Dois pilotos de teste decolaram a bordo da cápsula com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho. A missão deveria durar oito dias, mas já teve a sua volta adiada três vezes.

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornariam à Terra no dia 12 de junho. Na sexta-feira (21), a Nasa, através de um comunicado, informou que o pouso era esperado para esta quarta (26). Esse cronograma foi reajustado, mas nenhuma data exata para o retorno foi divulgada.

Astronautas ficam ‘presos’ no espaço após problema com nave –Foto: Boeing

Segundo a Nasa, o adiamento permitirá mais tempo para examinar os problemas dos propulsores e os vazamentos de hélio que causaram o primeiro atraso.

“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Leia mais – Brasileiros são campeões em envio de áudio e figurinhas siga nossas redes sociais.

A nave Starliner pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias, segundo autoridades da Nasa.

No comunicado, a Nasa reforçou que a Starliner “permanece autorizada para retorno em caso de emergência na estação espacial que exigisse que a tripulação deixasse a órbita e voltasse à Terra”.

Crédito:g1

Veja também

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às
As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Astronautas ficam ‘presos’ no espaço após problema com nave Rússia afirma que ataque ucraniano na Crimeia deixa mortos Polícia e MPRJ prendem […]

Últimas Notícias