A Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, começou nesta terça-feira (02/04) a realizar exames de endoscopia gástrica. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, que contratou dois novos médicos gastroenterologistas, especialista em doenças do aparelho digestivo para atender na unidade. A decisão foi tomada para com a finalidade de agilizar a fila de pacientes que necessitam do exame de endoscopia no município.
“Precisamos fortalecer nossas clínicas de especialidades médicas, porque a demanda por exames e tratamentos é muito grande na cidade. Estamos investindo em mais equipamentos, mesmo em meio a tantas dificuldades. Sabemos que estamos em déficit de profissionais, mas estamos correndo atrás de recursos e os resultados já vêm aparecendo”, comentou o secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio, afirmando este ser um compromisso do governo do prefeito Dr. Sadinoel, de oferecer uma Saúde de qualidade.
Na Policlínica de Especialidades Médicas, os pacientes têm disponível uma sala de preparação para realizar o exame, o consultório de análise e uma área reservada para a recuperação pós-coleta, que é feita via oral, com sedação. Quatro profissionais trabalham para realização do procedimento: um médico gastroenterologista, enfermeiro e técnico de enfermagem e um profissional de esterilização dos equipamentos utilizados.
De acordo com a diretora da Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, Janaína Kallinka, o planejamento da unidade, com os dois médicos especialistas contratados, é de atender 30 pacientes por semana.
“Estamos muito felizes em agora poder oferecer este tipo de exame e os médicos gastroenterologistas à população. Assim os pacientes terão a oportunidade de diagnosticar precocemente doenças, algumas até graves, e iniciar um tratamento”, comentou Janaína.
A diretora explica que todos os pacientes já saem no mesmo dia com o laudo em mãos e com a próxima consulta com o especialista agendada.
“Esperei por dois anos na fila e nem acreditei quando meu telefone tocou e a atendente dizendo que meu exame estava agendado. Foi um alívio receber essa notícia. Agora vou receber meu diagnóstico e poder me tratar”, comentou a aposentada Leopoldina de Freitas Silva, de 67 anos, moradora do bairro Esperança.
Os médicos gastroenterologistas atendem na Policlínica as terças e quintas-feiras, das 8h às 13h. Para consulta é necessário encaminhamento, que deve ser solicitado em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família de Itaboraí. Os pacientes serão inseridos na fila da Central de Regulação do município e devem aguardar o agendamento.