O ano letivo já começou e a prefeitura de Rio Bonito segue realizando obras de melhorias em várias escolas municipais. Na Escola Municipal Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha, por exemplo, as obras de pintura, revisão da parte elétrica e hidráulica estão sendo feitas nas vinte e duas salas de aulas, na biblioteca, nos laboratórios de ciência e informática, além da sala de Recursos, sala dos professores, sala de vídeo, secretaria, refeitório, cantina e cozinha, entre outros.
Segundo a vice-diretora do Emphac, Marcela Soares, a escola está recebendo melhoria~em toda sua parte interna e na parte estrutural, com pintura das salas, troca de lâmpadas e da fiação que estava exposta. “No ano passado foi feita a pintura na parte de fora do prédio. Agora a nossa ideia é reformar todo interior, melhorando a parte elétrica e hidráulica, acabando com fiações expostas, lâmpadas queimadas e ambientes sem pintura”, afirma a vice-diretora.
Para não interromper o andamento das aulas nesse período de obras, a direção do Emphac está fazendo o rodízio dos alunos nas salas de aula, que estão sendo ocupadas na medida que a reforma vai sendo finalizada. “O ambiente escolar é um dos lugares que permitem exercitar o convívio social. A estrutura física da escola, assim como da sua organização, manutenção e segurança revela muito sobre a vida que ali se desenvolve. O trabalho educativo não se limita à sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali é realizado pelos professores”, explica Marcela Soares.
Novas Obras – Além da Escola Municipal Honesto de Almeida Carvalho, também já foram reformadas as escolas municipais Bairro Olaria (Ipê), Luís José de Moraes (Chavão), Doir Avelino de Araújo e Posse, no Sambê, além da creche Cândido Moreira Soares. Algumas obras já estão na fase final e devem ser concluídas nos próximos dias.