Rio Bonito anuncia inauguração do NIAM em parceria com a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça

às
5

A Secretaria de Promoção Social organizou o I Simpósio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), realizado nesta quarta-feira (16), no Auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro. O evento, alusivo ao Agosto Lilás, tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. O evento contou com a presença do prefeito Leandro Peixe, do Delegado da 119 DP de Rio Bonito, Bruno Gilaberte, dos secretários municipais Nathalia Guimarães (Promoção Social), Rogério Goés (Segurança e Ordem Pública), da promotora de Justiça Karina Puppim, além da vereadora Marlene Carvalho, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Militar, Conselho Tutelar, CEAM, entre outros.

Durante a abertura do simpósio, a Coordenadora do CEAM, Alessandra Miranda, fez um balanço do trabalho que vem sendo executado pelas profissionais que atuam no local. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar e oferece atendimento social, psicológico e acompanhamento jurídico dos casos denunciados por mulheres vítimas de violência física, moral, patrimonial, psicológica e sexual, num ambiente seguro e humanizado. O CEAM de Rio Bonito funciona no prédio anexo da 3ª CIA de Polícia Militar, ao lado do Detran, localizado na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 27, no Centro.

“As mulheres que são vítimas de violência doméstica, antes da inauguração do CEAM, não tinham um acolhimento humanizado para o acolhimento de cada uma delas. E hoje esse trabalho conta com uma rede de apoio e a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima recebe amparo e proteção”, afirma.

NIAM – A grande novidade que foi anunciada durante o simpósio, foi construção do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) que vai funcionar no prédio da 119ª DP de Rio Bonito. O NIAM é resultado de um convênio firmado entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Rio Bonito. O serviço, que já funciona em outros municípios, conta ainda com o apoio de órgãos municipais, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Justiça, patrulha Maria da Penha e assistência social.

O objetivo do NIAM é garantir atendimento especializado para pessoas que estão em um momento de fragilidade e vulnerabilidade

“É um espaço dedicado ao apoio e atendimento de mulheres que compareçam à Delegacia de Polícia e desejem registrar a ocorrência da violência por elas sofrida, oferecendo um ambiente seguro e livre de julgamentos, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher”, explica o Delegado da 119 DP de Rio Bonito, Bruno Gilaberte.

A secretária de Promoção Social explicou que os trabalhos com o CIAM será feito em articulação com a rede de atendimento a mulheres que já fazem um trabalho em conjunto, como defensoria pública, serviços de saúde, Juizado, entre outros núcleos de atendimento.

“Muitas mulheres que não se sentiam seguras para denunciar o seu agressor, agora recebem todo apoio e acolhimento nos Centros de Atendimento, que se articulam com a rede de cuidados na área da saúde, educação, trabalho e renda, além de fazer o acompanhamento jurídico à vítimas”, explica”, explica a secretária de Promoção Social, Natália Guimarães.

Crédito: Secom/Rio Bonito Texto: Denilson Santos

Veja também

Um passageiro de 20 anos foi baleado durante uma tentativa de assalto a um ônibus na Avenida Brasil, em Paciência
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias