Plano de Cargos dos servidores da Educação de Rio Bonito é aprovado

às
image00008
Foto: Lívia Louzada

Depois da aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do quadro geral de apoio da Prefeitura de Rio Bonito, foi aprovado no último dia 21, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores do município, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos profissionais da Secretaria de Educação. Uma das principais diferenças desse novo plano é a inclusão de cargos que não estavam no antigo documento, os cargos de: secretário escolar, merendeira, inspetor de alunos, auxiliares de educação especial e infantil e cuidador.

Além disso, leia também outras notícias sobre Rio Bonito.

O secretário de Educação, Adalmir Cardoso, explicou que quando assumiu a pasta, no início do governo Leandro Peixe, em 2021, já havia um processo iniciado do novo plano, mas que não contemplava as categorias que foram incluídas nesta versão. Segundo ele, por esse motivo, foi preciso refazer o documento. 

Além disso, leia também outras notícias sobre Rio Bonito.

Os servidores que assistiam a sessão comemoraram a aprovação. Plano de Cargos da Educação – Foto: Lívia Louzada

“Hoje é um dia, para nós, muito especial porque o maior desafio que nós tínhamos quando assumimos a Educação do município, quando o prefeito assumiu a Prefeitura, era de ter o Plano (de Cargos) que atendesse, de fato, a categoria. Para isso, a gente contou com uma comissão formada por profissionais efetivos da (Secretaria) Educação. E a gente foi refazendo todo esse processo, porque quando a gente assumiu em 2021, já existia um processo aberto em 2020, mas ele ainda não contemplava as categorias que nós incluímos, então precisamos refazer todo o trabalho e, por isso, a gente levou um pouco mais de tempo que o esperado para que a gente aprovasse esse plano, mas graças a Deus deu tudo certo”, explicou.

Assim como acontece no Plano de Cargos do quadro geral, o novo plano da Educação prevê a progressão na carreira dos servidores de forma vertical por qualificação profissional e horizontal por tempo de serviço. De acordo com o novo documento, as classes de profissionais I e II terão 6% de progressão a cada três anos, já as classes III, IV, V e VI, terão 3% no mesmo período de tempo, a cada três anos.

A servidora Suelen Estrela, que é professora, mas atualmente ocupa a função de diretora de escola, disse que a aprovação é uma conquista para a categoria.

“Essa aprovação representa um ganho, um ganho para nossa classe, para a Educação. Hoje nós só temos que agradecer ao nosso prefeito Leandro Peixe e ao nosso secretário Adalmir. É uma vitória depois de 20 anos isso tudo estar acontecendo na nossa cidade”, comemora ela.

Para que o plano fosse analisado e aprovado em caráter de urgência, assim como foi o anterior, novamente os vereadores se debruçaram nas dezenas de páginas enviadas pelo Executivo. O vereador Dudu, presidente da Comissão de Justiça e Redação, disse que as dúvidas surgidas durante a análise foram sanadas por representantes da Prefeitura. O parlamentar pontuou que como esse é um ano de eleição, existem prazos para matérias como essa serem votadas, por isso os vereadores colocaram em votação rapidamente.

“Recebemos esse plano ontem (dia 20) das mãos do secretário e do prefeito e, a gente se empenhou, por se tratar de um ano de eleição, existe um prazo para votar nessa casa por uma questão de regra eleitoral. Nos empenhamos ao máximo de ontem para a hoje para estar analisando essa matéria e colocando em votação. Essa (aprovação) é uma justiça para esses servidores que ingressavam na carreira e não tinham uma expectativa de progressão justa”, analisou.

O prefeito Leandro Peixe comemorou mais uma conquista para os servidores e mencionou o também esperado plano de cargos da Saúde.

“Essa é mais uma conquista para a população de Rio Bonito, principalmente para os nossos servidores. Nós tivemos a felicidade da aprovação unânime do plano geral, que não contemplou nem a Educação e nem a Saúde. Esse foi um pedido do Ministério Público e do TCE (Tribunal de Contas do Estado), para que não fizéssemos junto porque são categorias bem complexas. Mais uma vez, por unanimidade, foi aprovado e agora a equipe da saúde está debruçada para o mais rápido possível entregar o (plano) da Saúde”, disse o prefeito.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Ministério Público do estado, Secretaria de Polícia Civil e Delegacia de Homicídios também foram oficiados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias