Cerca de 40 mil pessoas já participaram da 3ª Temporada do Festival Literário Energia para Ler, que percorreu nove cidades do interior neste ano. A última cidade a ser contemplada é Rio Bonito, que de 27 a 29 de novembro receberá o movimento de educação e cultura na Praça Fonseca Portela. São três dias de programação, cada um com 10 horas, contendo teatro, apresentações musicais, espetáculos infantis, café literário, happy hour e muito mais, reunindo artistas do cenário nacional e talentos locais.
“Rio Bonito é a última cidade a receber o Energia em 2023. Preparamos uma programação incrível para encerrar mais um ano em que levamos cultura e entretenimento para o interior do Estado. A proposta do Festival é democratizar o acesso à cultura. É bonito ver o movimento da participação das famílias, das escolas; unir as pessoas e mostrar que é possível realizar seus sonhos”, explica o produtor Flávio Valadares.
Ao longo do evento, foram distribuídos cerca de 28 mil kits literários gratuitos, e em Rio Bonito, mais 2 mil kits serão entregues para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. A programação, que começa às 8h e termina às 18h, terá a presença da atriz, cantora e dubladora Letícia Soares, que animará Rio Bonito com uma seleção de músicas brasileiras. Além disso, o ator da Record TV, Ricky Tavares, participará de um bate-papo descontraído com jovens e influenciadores da cidade. O grupo cultural Lona na Lua, uma associação que contribui para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens por meio de um modelo de arte inclusiva, também está confirmado.
“Alô, Rio Bonito! Estamos chegando! Foram quatro meses na estrada levando o que há de melhor na cultura fluminense. Para nós, do Energia, é uma honra proporcionar esse movimento aos artistas locais. Chegamos à sua cidade, damos oportunidade e mostramos que eles têm valor. Despertamos nas crianças o gosto pela leitura e pela arte. Motivamos os profissionais da educação com importantes reflexões sobre a formação do leitor. O Energia é um projeto completo que junta educação e cultura como meio de transformação social”, afirma Rodrigo Lobo, um dos produtores.
O Energia para Ler é um movimento artístico e educacional patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e é realizado pela Motivos Produções. Nos últimos dois anos, o festival já visitou 25 municípios do estado do Rio de Janeiro. A programação completa está disponível no site www.energiaparaler.com.br e nas redes sociais da Motivos Produções.