Arena do Parque Nanci recebeu Desafio Internacional de Tiro com Arco neste domingo (1º/10)

às
FOTO PARA SITE MODELO (7)

O arqueiro maricaense Marcus D’almeida foi o grande destaque do 1º Desafio Internacional de Tiro com Arco, realizado neste domingo (1º/10) na arena montada no Parque Nanci. O atleta número um do mundo na modalidade venceu as disputas individual e por equipe (com Mateus Gomes e Mateus Eli), ficando também com o segundo lugar nas duplas mistas ao lado de Sara Nikitin. O torneio teve a participação de 36 arqueiros de seis países (Brasil, Cuba, Argentina, Chile, Colômbia e Equador) e foi organizado pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A equipe feminina do Brasil – formada por Sara Nikitin, Isabelle Esteves e Ana Clara Machado – também foi campeã da sua categoria. Após a premiação, Marcus D’almeida recebeu uma homenagem especial com um vídeo onde havia depoimentos da família e também do presidente da CBTARCO, João Cruz.

“É um momento especial para mim. É dessa forma, com foco e incentivo que tenho aqui, que vamos buscar o ouro em Paris, no ano que vem”, disse o arqueiro, referindo-se aos Jogos Olímpicos de 2024. Ele também fez elogios à estrutura montada na orla do Parque Nanci. “Tudo muito bom aqui, bem montado, coisa de primeiro mundo mesmo, no nível dos torneios mundiais”, garantiu.

De acordo com João Cruz, o desafio foi um evento-teste para a disputa do torneio sul-americano previsto para março, que também acontece no Parque Nanci. “Tivemos a preocupação de oferecer a mesma estrutura no nível dos campeonatos mundiais, também para os que nunca competiram fora terem uma noção de como é uma prova internacional. Maricá é hoje a capital nacional do tiro com arco, e temos de proporcionar o melhor para quem vem competir aqui”, afirmou o presidente da CBTARCO.

Outras disputas na arena

A arena do Parque Nanci recebeu ainda outras disputas ao longo do fim de semana. No sábado (30/09), aconteceram as finais do 49ª Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor Interclubes: adulto/open e do 5º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor – Barebow, que reuniu 224 atletas de 14 estados do país. O torneio havia começado na sede da CBTARCO, em Itapeba, no dia 25, com disputas nas categorias individual recurvo feminino e masculino, composto feminino e masculino, Barebow feminino e masculino, equipes e duplas mistas.

Um dia antes, na sexta-feira (29), o local já havia recebido o 1º Campeonato Estudantil Maricaense da modalidade. No total, 16 atletas com idades entre 12 e 16 anos disputaram as categorias individuais masculina e feminina, duplas masculina e feminina e equipes mistas.

Na ocasião, o secretário de Esportes e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, acompanhou as disputas na arena e disse que torneios como este ajudam a revelar novos talentos. “Nosso dever é incentivar cada vez mais a prática esportiva e dar a esses jovens a chance de disputar numa estrutura como essa, reconhecidamente de primeiro mundo”, avaliou o secretário.

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias