RJ é eleito o 2° estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito

Rio foi eleito o segundo estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito, perdendo apenas para São Paulo
às
transito
Foto: Divulgação

Neste mês de Maio Amarelo, um movimento internacional em prol de mais paz nas estradas, uma pesquisa recente da Preply traz à tona dados alarmantes sobre a conduta dos motoristas e pedestres brasileiros. O estudo, que investigou a comunicação entre condutores e pedestres em todas as regiões do Brasil, revela que o Rio foi eleito o segundo estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito, perdendo apenas para São Paulo, líder do ranking dos “sem-educação”, conforme destacaram 20% dos entrevistados.

Das histórias compartilhadas pelos entrevistados, muitas envolvem situações de hostilidade entre condutores e pedestres. Por exemplo, 7 em cada 10 respondentes relataram ter presenciado agressões verbais no trânsito, enquanto 48,4% afirmaram ter visto situações de agressão física, das quais 8% foram vítimas.

Durante momentos de raiva, as ofensas mais comuns parecem ser palavrões e xingamentos diretos, gestos agressivos e comentários depreciativos sobre habilidades de direção, especialmente direcionados às mulheres (47%) em comparação com os condutores homens (45%).

Embora muitos reconheçam a importância de trocas tranquilas durante conflitos no trânsito, boa parte dos entrevistados admitiu que isso nem sempre é possível, identificando problemas na própria comunicação com outras pessoas. O uso de palavrões, por exemplo, foi apontado por 46% dos respondentes como forma de extravasar a irritação nas ruas e avenidas. Para 6% deles, a linguagem chula é praticamente uma constante nas interações diárias. Revidar insultos com novos palavrões foi eleito um dos principais comportamentos em uma discussão, apesar da maioria enfatizar evitar qualquer tipo de confronto (64,4%) ou responder de maneira educada e calma (19,6%).

Segundo um levantamento recente da plataforma Waze, o Rio desponta como a segunda cidade mais engarrafada do país, justificando em parte a agressividade no trânsito. Outra pesquisa publicada este ano corrobora essa realidade, indicando que os condutores da capital fluminense perdem em média 19 minutos para percorrer um trajeto de apenas 10 km. Surpreendentemente, a velocidade média nesse percurso é de apenas 27 km/h.

Os estados com as populações mais gentis apontados foram Santa CatarinaRio Grande do Sul e Minas Gerais, após motoristas compartilharem suas experiências mais complicadas no volante.

Para investigar detalhes sobre a comunicação dos brasileiros no trânsito, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. As questões exploraram experiências envolvendo agressão verbal e física, o uso de palavrões nas ruas e estradas e as atitudes que costumam estimular conflitos entre condutores e pedestres. A organização das respostas possibilitou a criação de rankings que destacam o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

Fonte: diariodorio.com

Veja também: Frente fria deve atingir diversos estados do Brasil no fim de semana e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] mas o Detro só corre atrás de van”, bradou o deputado Guilherme Delaroli. Veja também: RJ é eleito o 2° estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] do primeiro pelotão em 1 hora após a largada. Tempo estimado de toda prova de 1h30m.Veja também: RJ é eleito o 2° estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] também: RJ é eleito o 2° estado com as pessoas mais grosseiras no trânsito e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias