Concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem início neste domingo

O Concurso de Soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro será retomado a partir das 13h deste domingo (07) com a realização da prova escrita
às
pm
Foto: Divulgação

O Concurso de Soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro será retomado a partir das 13h deste domingo (07) com a realização da prova objetiva escrita, a primeira etapa do processo seletivo. Ao todo, 117.628 candidatos disputam as 2 mil vagas oferecidas para recompor parte do efetivo da Corporação.

A prova será realizada durante quatro horas: de 13h (horário de Brasília) às 17h. Por uma questão de logística, os 184 locais de prova estão concentrados em quatro cidades da região metropolitana – Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Os organizadores do concurso recomendam que candidatos cheguem ao local de prova com antecedência de uma hora e meia para o início do exame. Os portões serão abertos às 11h30m e fechados, impreterivelmente, uma hora depois, às 12h30m.

A elaboração e a aplicação da prova, assim como a fiscalização durante a realização do exame, ficarão a cargo da FGV. Em apoio, a Polícia Militar reforçará o policiamento externo nos locais de prova .

A primeira etapa do concurso, ocorrida no final de agosto do ano passado, foi anulada após suspeitas de fraude. A partir da anulação, teve início um longo processo para descredenciar a empresa responsável pelo concurso e recontratar uma instituição, no caso a FGV.

“A retomada do concurso para soldado representa uma grande vitória. Com muito esforço e perseverança, conseguimos ultrapassar vários obstáculos administrativos e jurídicos para reiniciar esse processo seletivo, que é fundamental para a Polícia Militar e para a sociedade”, disse o secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires.

Durante esse período de paralisação, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional o artigo do regulamento do concurso que estabelecia cota de 10% para mulheres. A partir do entendimento entre a PGE e o STF, o ingresso de aprovados ficou restrito às notas obtidas pelos candidatos, independentemente do quesito gênero.

A prova objetiva contará com 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma resposta correta. A avaliação terá uma escala de 0 a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de 02 pontos. As disciplinas da prova objetiva serão: Língua Portuguesa; Matemática Básica; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e Noções de Direito Penal e Processual Penal.

Será considerado aprovado na prova objetiva escrita o candidato que obtiver, concomitantemente, no mínimo 60% dos pontos e não zerar em qualquer uma das disciplinas.

Para ter acesso ao local de prova e realizar o exame, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identidade original e o comprovante de inscrição ou pagamento da taxa. Os fiscais da FGV farão as recomendações complementares.

Os aprovados estarão aptos a participar da segunda etapa do concurso, também sob gestão da FGV. A segunda etapa será no dia 7 de julho próximo com prova escrita discursiva – redação. Nessa prova, será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.

Após as duas provas de exame intelectual, os aprovados estarão aptos a participar de sete etapas seguintes, estas a cargo da Diretoria de Recrutamento e Seleção da SEPM: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso; exame antropométrico; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; exames médicos; exame social e toxicológico; e avaliação documental.

Fonte: g1.globo.com

Veja também: Terremoto de 4,8 de magnitude atinge região de Nova York, nos EUA

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem início neste domingo e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] também: Concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem início neste domingo e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] também: Concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem início neste domingo e nos acompanhe nas redes […]

trackback

[…] cnnbrasil.comVeja também: Concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem início neste domingo e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias