Habitantes de ilha nas Filipinas que passam horas embaixo d’água estão ameaçados por poluição

Habitantes de um vilarejo conhecida como "Badjao", do arquipélago de Tawi Tawi, nas Filipinas, são conhecidos por conseguir nadar longas
às
ilha
Foto: Reprodução / Project Happiness

Habitantes de um vilarejo conhecida como “Badjao”, do arquipélago de Tawi Tawi, nas Filipinas, são conhecidos por conseguir nadar longas distâncias embaixo da água. No entanto, eles podem perder essa característica por causa da crescente poluição na região, que afeta os rios e mares. A informação é de um vídeo publicado pelo “Progetto Happiness” (Projeto Felicidade, em italiano), no último dia 8 de abril.

Pesquisadores afirmam que os Badjao podem segurar a respiração por muito mais tempo que humanos normais, podendo passar até cinco horas por dia debaixo d’água, já que o sangue deles retém mais oxigênio por causa de uma mutação genética. No entanto, a adoção do estilo de vida ocidental e o aumento da poluição estão colocando em xeque o futuro da região.

“Chegou aqui muito plástico porque hoje, os Badjao vão ao supermercado e usam plástico, não mais papel. Antigamente, os Badjao só usavam papel na hora de comprar alguma coisa”, afirmou Santarawi Lalisan, de 85 anos.

A pesca, tradição antiga passada de pai para filho pelos locais, também está em risco. Os peixes, que compõem a alimentação local, são prejudicados pela poluição, o que interrompe momento de realizar essa atividade, sagrada para os moradores.

Apesar das dificuldades, Santarawi mostra orgulho do estilo de vida que leva. “Viver no mar é a única coisa que pode me fazer feliz, até o fim dos meus dias”, disse.

Fonte: odia.ig.com

Veja também: Bilhões em Jogo: Mega Millions Oferece R$ 2,7 Bilhões aos Brasileiros e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias