As cinco regiões do Brasil estão sob alerta de temporal a partir desta segunda-feira, 18, divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta aponta, ainda, para a possibilidade de tempestade no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como risco de chuva intensa em parte do Norte e Nordeste.
Foram divulgados quatro avisos de chuvas intensas, todos com validade até as 10h desta terça-feira, 19. Os alertas laranja, de ‘perigo’, apontam para 100 mm de chuva em 24 horas, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Já os alertas amarelo, de ‘perigo potencial’, preveem 50 mm de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h.
No caso dos alertas laranja, o Inmet aponta, ainda, para a possibilidade de quedas de granizo, quedas de árvores e galhos, riscos de alagamentos e descargas elétricas. Moradores são orientados a ficar em locais seguros e, em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil.
A instabilidade climática acompanha a onda de calor que, no último final de semana, provocou recordes de temperaturas nas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou ao recorde de 60ºC. São Paulo também superou a média histórica de calor para o mês de março.
Apesar do arrefecimento dos temporais na terça-feira, a previsão do Inmet indica a possibilidade de chuvas intensas até o próximo domingo, 25. Uma combinação entre onda de calor e alta umidade favorece a formação dos temporais, alerta o instituto.
Alerta de temporal
Confira os Estados, além do DF, afetados pelos temporais:
Alerta laranja:
Amapá
Amazonas
Ceará
Maranhão
Mato Grosso
Pará
Paraná
Piauí
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
Tocantins
Alerta amarelo:
Amapá
Amazonas
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Maranhão
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins
Fonte: terra.com.br
Veja também: Mulher é vítima de assédio sexual dentro de elevador e nos acompanhe nas redes sociais.